IMPORTANCIA ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTES INTERNOS

1781 palavras 8 páginas
FACULDADE AMÉRICA LATINA
CURSO DE DESIGN

PROFESSOR SUPERVISOR:
Fábio Cescon

ALUNOS

Bruno Bonetti
Caroline Bernardi
Flávia Huber
Katiele Samorro

A IMPORTÂNCIA DO USO DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM PROJETOS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES

Caxias do Sul, 15 de Setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

A importância do uso da iluminação natural em projetos de arquitetura e design de interiores

A iluminação é um componente fundamental e efetivo tanto na arquitetura interiores quanto na de exteriores, em qualquer ambiente habitável, pois grande parte dos ocupantes estão habituados à compreensão e experiência de um espaço pelo meio da sua luminosidade. Mesmo a falta de luz é relevante e decisiva na interpretação, nas percepções e nas tarefas realizadas.

Segundo Majoros (1998), dentre os aspectos positivos da luz natural pode-se dizer que a qualidade da iluminação obtida é melhor, pois a visão humana desenvolveu-se com a luz natural e a constante mudança da quantidade de luz natural no tempo e espaço é favorável, pois proporciona efeitos estimulantes no ambiente. Todavia, é necessário também, conhecer seus inconvenientes, como direção e altíssima intensidade, pois de acordo com Amorim (2002), a maior desvantagem da luz natural é sua imprevisibilidade.

A iluminação natural é uma das fontes de energia mais importantes para o homem desenvolver suas atividades, pois proporciona uma visão nítida do mundo. Além disso, todo ser vivo depende da exposição à luz natural para ativar o ciclo de funções fisiológicas.

A luz natural sempre teve um papel significativo na arquitetura e no design de interiores também do ponto de vista estético e simbólico, e em relação ao conforto e à iluminação funcional, pois pode adequar efeitos individuais em um determinado espaço, oferecendo-lhe identidade própria, elaborando aspectos cenográficos e qualidades consideráveis marcantes.

Este trabalho expõe a importância que a iluminação natural tem na concepção de

Relacionados

  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas