Importancia dos rios e bacias hidrograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância dos rios e bacias hidrográficas

Nome: Amanda Ferreira Zedan Nº: 01 Série: 1º E.M
Índice:
1. Introdução
2. Importância dos rios
3. Maiores rios brasileiros
4. Tipos de rios
5. Bacias hidrográficas brasileiras
5.1. Bacia Amazônica
5.2. Bacia do Paraná
5.3. Bacia de São Francisco
6. Conclusão

1. Introdução
Bacia hidrográfica - conjunto de terrasdrenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A ideia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes, divisores de águas e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes. 

Uma bacia hidrográfica evidencia a hierarquização dos rios, ou seja, a organização natural por ordem de menor volume para os maiscaudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas. 

As bacias podem ser classificadas de acordo com sua importância, como principais (as que abrigam os rios de maior porte), secundárias e terciárias; segundo sua localização, como litorâneas ou interiores. 

2. Importância dos rios
Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantes recursos para asobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas . Além disso, os rios também são muito importantes pelo fato de serem usados em várias regiões, como vias naturais de circulação, ao longo das quais as embarcações sedeslocam transportando mercadorias e pessoas; e ainda, por sua utilização na produção de energia hidrelétrica, sem esquecer a exploração da pesca como fonte de alimentos.

3. Maiores rios brasileiros
Maiores rios brasileiros em vazão e por extensão (m³/s)
1°) Rio Amazonas (Bacia Amazônica) - 209.000;
2°) Rio Solimões (Bacia Amazônica) - 103.000;
3°) Rio Madeira (Bacia Amazônica) - 31.200;
4°)Rio Negro (Bacia Amazônica) - 28.400;
5°) Rio Japurá (Bacia Amazônica) - 18.620;
6°) Rio Tapajós (Bacia Amazônica) - 13.500;
7°) Rio Purus (Bacia Amazônica), Rio Tocantins (Bacia Tocantins-Araguaia) e Rio Paraná (Bacia do Prata) - 11.000;
10°) Rio Xingu (Bacia Amazônica) - 9.700;

4. Tipos de rios
Rios meandrantes: são canais sinuosos típicos do ambiente de planície, caracterizado porum canal principal com um padrão meandrante e que migra lateralmente graças aos processos de erosão e disposição
Rios entrelaçados: caracterizado pela presença de múltiplos canias rasos interligados entre si e separados por barras de areia e cascalho instabilizados e que emergem durante os períodos de pouca descarga . Típicos de regiões com declive acentuado, rápidas flutuações nadescarga, suprimento acentuado dos sedimentos grosseiros.
Os rios também podem ser de três tipos: rios de águas brancas, rios de águas claras e rios de águas pretas:
Os rios de águas brancas são rios cujas águas carregam grandes quantidades de sólidos em suspensão, como magnésio e cálcio, o que os deixa com a água com um aspecto esbranquiçado ou barrento, e baixa visibilidade. Muitos desses rios comparte do curso no Brasil têm origem nas nascentes andinas. Em suas margens, existem áreas de várzeas férteis, propícias para a agricultura.
Os rios de águas claras, ou águas azuis, são rios com pouca quantidade de sólidos em suspensão e aspecto cristalino, o que lhes permite uma grande visibilidade. Exemplos desses rios são os que correm na Região Centro-Oeste do Brasil e na região das Guianas.Os rios de águas pretas são rios que nascem em áreas de sendimentos terciários. Esses rios têm geralmente água ácida devido às grandes quantidades de substâncias orgânicas dissolvidas, provenientes de solos arenosos cobertos por vegetação.Exemplo é o Rio Negro,localizado em três países (Venezuela,Colômbia e Brasil).
5. Bacias hidrográficas brasileiras
Bacia do rio Paraguai

- O principal rio...
tracking img