Importancia dos compositos para a sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância dos compósitos para a sustentabilidade
Alexandre Girardi Cerutti; Andres Avelino Barral Jr

Reciclagem de materiais tornou-se uma exigência cada vez mais importante para asindústrias. O desenvolvimento de materiais corretos de maneira ecológica e a melhor adequação dos processos tem sido uma necessidade para minimizar os problemas ambientais no mundo.Alguns elementos estão sendo esgotados a um ritmo insustentável, com suas taxas de reciclagem insuficientes para atender a demanda futura.
Devido ao seu potencial na substituição de derivadospetroquímicos e minerais os compósitos estão reduzindo significativamente o impacto ambiental. A utilização de compósitos reforçados com fibra de vidro ou fibras naturais está se tornandocada vez mais forte pelas vantagens que proporcionam. Pensando em uma produção mais sustentável a melhor opção são as fibras naturais que apresentam um grande potencial de aplicação naindústria automobilística, têxtil e de construção civil. Por serem fonte de recurso natural renovável, as fibras naturais apresentam baixo custo, são biodegradáveis, recicláveis e não sãotóxicas substituindo parcialmente as fibras sintéticas como amianto, Kevlar, boro, carbono, nylon, vidro que não são biodegradáveis, e sua reciclagem é muito complicada.
Conclusão:
Asubstituição de derivados do petróleo e de minerais por materiais compósitos reforçados com fibras facilita a reciclagem destes materiais, o que é fundamental para um crescimento sustentável,fazendo com que estes sejam reutilizados nos processos de fabricação, reduzindo custos e contribuindo para a preservação ambiental.
Referencias bibliográficas:
http://www.ipcbee.com25/07/11 http://www.mjcce.org.mka 25/07/11 http://projects.bre.co 25/07/11 Carla R. de Araujo; Caracterização de Compósitos de Poliuretano com Fibras de Curauá Escola de Química, UFR
tracking img