Importancia do lúcido na alfabetização

Páginas: 22 (5374 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
Lúdico

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011

autor1
ROCHA, Edvânio Mesquita

autor2
ALVES, Michele da Silva
mi_silvalves@hotmail.com

autor3
SILVA, Maria das Angústias

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO Na EDUCAÇÃO INFANTIL

ResuMO

Esta pesquisa bibliográfica tem como proposta inicial perceber como as crianças aprendem brincando. Sendo assim, a justificativa de estar desenvolvendo esta temática “dobrincar” se dá a partir da ótica intelectual do aluno e também pelas brincadeiras coletivas que devem ocorrer nas escolas que tenha a educação infantil. Buscou-se direcionar que o brincar é uma das atividades fundamentais para a identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento e de sua personalidade.

Palavras-Chave: Lúdico, Brinquedo, Educação Infantil

abstract

This literature has theoriginal proposal to see how children learn through play. Thus, the rationale for developing this theme to be "the play"takes place from the perspective of the intellectual student and also the collective play that should occur in schools that have early childhood education. We tried to direct the play is a fundamental activity for the identity and autonomy of the developing human being and hispersonality.

Keywords: Playful, Toy, Early Childhood Education

1. Introdução

A pesquisa visa compreender como objetivo de conhecer a importância do Lúdico dentro da educação infantil afim de despertar a motivação da criança para a aprendizagem. Tendo em vista a seguinte problemática: como o lúdico interfere na aprendizagem da criança? O desenvolvimento infantil é estimulado pelo brincartem o propósito de demonstrar atividades lúdicas como uma perspectiva de aprendizagem. De modo geral o lúdico tão importante na vida das crianças porque é o mesmo que ajudará corresponder melhor a sua saúde cognitiva, afetivo-emocionais, na sua aprendizagem intelectual e mental.
Também conceitua os seguintes aspectos: brincar, jogar e competir que aborda concepções teóricas através deautores que analisam as brincadeiras lúdicas e os jogos em uma visão competitiva; dentro da criatividade lúdica procuramos articular mediante as opiniões pedagógicas existentes em um contexto amplo com uma proposta criativa para os educadores.
O trabalho mostrará como o conceito do lúdico interfere na personalidade da criança e no seu ensino/aprendizagem assim visando a necessidade de seconhecer mais a capacidade que o lúdico abrange no seu contexto levando a pensar em uma prática educativa mais aberta e assim interagindo-as no seu desenvolvimento intelectual e sujeitos de sua própria criatividade.

2. A CRIANÇA E O DESPERTAR PELO BRINCAR

1. Sujeito Criança

A criança que está em processo de formação, a mesma possui o direito de desfrutar todas as condições que lhe sãopermitidas de modo integral, no sentido de desenvolver suas próprias capacidades nos seguintes níveis: físico, psíquico, espiritual, moral e social, de maneira que possa garantir sua dignidade, enquanto pessoa humana lembrando que, a criança deve usufruir de todas essas condições básicas com o apoio da sociedade e do Estado, de forma que sejam assegurados também o progresso social, e suaqualidade de vida.
E de acordo com a convenção dos Direitos da Criança, é todo ser humano que ainda não completou dezoito anos de idade e que está sobre a defesa da lei até atingir a maioridade em consideração ainda que, a criança é um ser inocente que precisa de cuidados, pois, sendo vista como pessoa ingênua ou graciosa, imperfeita ou incompleta ela necessita de uma moralização ou de umaeducação pedagógica construída através do adulto.
Porém, a criança necessita de um sentimento de infância real para se sentir-se cuidada, escolarizada e preparada para exercer futuras funções que a leve a uma modificação social, cultural, profissional e intelectual. Sendo que, este conceito de criança foi criado exclusivamente para determinar algumas condições básicas que se passam pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da alfabetização
  • A importancia da alfabetização
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
  • A importancia das tics na alfabetização
  • A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização
  • UVA- A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO.
  • A importância da Alfabetização no ensino fundamental
  • A importancia do letramento digital para a alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!