Importancia do estudo da responsabilidade social das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância de estudar a responsabilidade social das empresas.

1. Introdução.

O Estudo da Responsabilidade Social das empresas exige o entendimento da relação que envolve diversas partes entre as empresas e a sociedade, assim como também de que forma a empresa deve ou não desempenhar uma função social.

Muitos têm perguntado qual a importância em estudar responsabilidade social dasempresas, pois não há uma relação estreita entre elas e as questões sociais – questões essas objeto da responsabilidade do Estado.

As empresas têm se expandido cada vez mais intensamente muito nos últimos anos, principalmente em função da globalização de mercados, por meio de fusões e parcerias e isto faz com que haja a expansão econômica, isto é, elevação de receitas e outros indicadoreseconômico-financeiros.

Atualmente algumas empresas possuem receitas maiores que o PIB( Produto Interno Bruto) de muitos países. Em 2005, 100 empresas estavam entre as 150 maiores entidades do mundo em termos econômicos, o Wal-Mart já ocupava a 22 ª entidade do mundo, seguida da Esso e Shell que ultrapassam o PIB de Portugal, Grécia e Finlândia que juntas , formando uma só empresa ocupariam o lugar daÍndia.

No Brasil, a situação não é diferente, por exemplo, a Cia. Vale do Rio Doce teve uma receita bruta de R$ 29,02 bilhões em 2004, maior que o PIB de alagoas, Acre e Roraima se somados. A Petrobrás, de controle estatal mas que opera como uma empresa privada teve em 2004 a receita operacional bruta de mais de R$ bilhões, perdendo apenas para o IPIB dos dois estados mais ricos, São Paulo eRio de Janeiro.

O impacto social das empresas não é só na produção, tem também impactos nos preços e na acessibilidade dos produtos aos consumidores, na taxa de câmbio com transferências de lucros, exportação e importação, possibilidade de geração ou não de novos empregos e desenvolvimento local a partir das atividades da empresa.

Por que então estudar a responsabilidade social se é inegávelo poder econômico e os impactos que geram? Isto lhes dá um poder local, nacional ou global.

A partir da tomada de decisões surgirão impactos sociais, ambientais e políticos que são de interesse da sociedade, por isso, entender seus impactos e como a sociedade e as empresas respondem a eles é um dos principais motivos para o estudo.


Os temas como ética, filantropia, cuidados com o meioambiente, transparência, valores empresariais e Responsabilidade Social vêm ganhando espaços maiores não só na mídia, mas também nas Universidades por serem temas que permeiam o comportamento das organizações na sociedade.

O crescimento da atuação social das empresas reflete uma mudança de comportamento dessas organizações no mundo contemporâneo que não mais se limitam às questões econômicas. Osgestores dessas modernas organizações ao tomarem suas decisões deverão incluir em suas estratégias sua relação também com o desenvolvimento social.

2. A Responsabilidade Social e sua relação com a ética, valores e cultura organizacional.

As organizações nos dias de hoje estão atentas não somente aos aspectos econômicos e legais, mas como também aos princípios éticos e os valores morais comouma nova exigência do mundo globalizado.

A Responsabilidade Social está ligada diretamente aos princípios éticos e os valores morais indissociáveis e intrínsecas ás organizações em suas decisões.

Responsabilidades éticas correspondem a atividades práticas, políticas e comportamentos esperados (no sentido positivo) ou proibidos (no sentido negativo). Elas envolvem uma série de normas,padrões ou expectativas de comportamento para atender os seus diversos públicos - seus funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, isto é, seus stakeholders – com os quais as empresas se relacionam considerando legítimos, correto, justo ou de acordo com seus direitos morais ou expectativas.

A Moral pode ser vista como um conjunto de valores e de regras de comportamento que as coletividades...
tracking img