Importancia de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância de Filosofia
Hoje em dia, muitas pessoas vivêm em um mundo pragmático, isto é, voltado param as coisas práticas da vida, interessado na aplicação imediata dos conhecimentos. Nessesentido a filosofia não encontra muitos adeptos e é muitas vezes comparam-na como sendo uma teoria inútil e, consequentemente, perda de tempo.
Entretanto, muita gente não tem a noção do qual a importânciada Filosofia. Por meio da reflexão é possível que se tenha mais de uma dimensão, ou seja, aquele que é dado pelo agir imediato no qual o homem prático se encontra mergulhado. É a filosofia que permiteo distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam, levantando, consequentemente, o problema dos valores. É a filosofia que reúne o pensamentofragmentado da ciência e o reconstrói na sua unidade.
A filosofia impede a estagnação e sempre se confronta com o poder, não devendo sua investigação estar alheia à ética e à política. Nesse sentido tem afunção de desvelar a ideologia, ou seja, as formas pelas quais é mantida a dominação.
Por isso a atitude de filosofar exige coragem. A filosofia não é um exercício puramente intelectual. Descobrir averdade é ter a coragem de enfrentar as formas estagnadas do poder.
A Filosofia estuda o conhecimento, a verdade, a existência a um nível fundamental, e as respostas que damos a perguntasfilosóficas têm um impacto profundo na nossa vida, mesmo a nível prático. As posições que vamos tomando sobre questões concretas têm subjacente um posicionamento, mesmo que implícito e inconsciente, em relação aquestões filosóficas fundamentais.
O que acontece muitas vezes é que, sendo implícitas e inconscientes, as pessoas não se apercebem das implicações a essa nível das posições que tomam. Mas asconsequências estão lá. Podem é não ter sido examinadas criticamente pela própria pessoa, que aliás as poderá considerar puro e simples «senso comum», não conhecendo até outras posições alternativas.
A...
tracking img