importancia das tenologias de informação na contabilidade

766 palavras 4 páginas
Índice

1. Introdução:

O recurso às novas tecnologias de informação nos dias que correm é uma necessidade cada vez mais frequente. Nas economias contemporâneas, a competitividade das empresas assenta primordialmente numa gestão eficiente da actividade produtiva, quer na perspectiva operacional do negócio, quer na sua expressão financeira. Neste sentido, quer as empresas quer os próprios governos têm apostado nas novas tecnologias como forma de aumentar a produtividade e qualidade dos serviços prestados.
Actualmente, os avanços tecnológicos na área da Contabilidade vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pela variedade de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. Esses factores, aliados à difusão da tecnologia da informação por todas as actividades das empresas, vêm impondo a necessidade de reflectir, cada vez mais, sobre os impactos gerados por estes avanços tecnológicos na actividade Contabilística.

Neste trabalho iremos avaliar os aspectos que dizem respeito do avanço da tecnologia e seu impacto na contabilidade. A origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registos do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios, prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Nos anos passados a contabilidade era feita d forma manual, os registos das operações eram tidos em formato físico o que tornava o trabalho do contabilista muito complexo e lento.

Mediante a origem e o crescimento das tecnologias houve necessidade de se aliar a contabilidade as diversas tecnologias como de facilitar o trabalho do contabilista, se melhor conservação de informação e rápido da mesma a qualquer momento. Este avanço contribui também para obtenção de Demonstrações Financeiras fiáveis, verdadeiras e consistentes que nos permitem tomar decisões adequadas as situações.

1.1 Justificativa:

Com todo o avanço

Relacionados

  • Estudo da utilização dos sistemas de gestão integrado em pequenas e médias empresas
    4995 palavras | 20 páginas
  • Lançamentos novos
    9044 palavras | 37 páginas
  • DIREITO
    223939 palavras | 896 páginas
  • Saude Em Debate Na Educacao Fisica V 1
    57591 palavras | 231 páginas