importancia da padrinização

4834 palavras 20 páginas
A Importância da Padronização no Atual Modelo de Gestão

*

RESUMO:
A Ciência da Administração surgiu dos estudos de Taylor e sua aplicação na indústria automobilística de Ford. As ideias destes pensadores e criadores das teorias primordiais da administração impactaram nos sistemas produtivos até os dias de hoje. A padronização, iniciada com Taylor e Ford, é a base de todo o sistema de produção das grandes empresas com impacto na eficácia e na qualidade dos produtos sendo a origem do sistema Toyota de produção. O sistema Lean decorre, portanto daquelas teorias.

Palavras chave: Padronização Lean Manufacturing Qualidade

*Graduação em Administração de Empresas
Pela Universidade Salesiana de São Paulo (UNISAL)
Email: glaucia.sfaria@hotmail.com
Introdução :

Lodi em seu livro História da Administração (Thompson Pioneira, 1971) sugere que muitos empresários já tinham desenvolvido sistemas simples de administração e estrutura antes mesmo de Taylor dar publicidade aos seus escritos. Escritórios pequenos se transformavam em gigantes, e Lodi (1971) afirma que este crescimento sólido só se tornou possível através do processo standard (padronizado). O processo padronizado foi visto como um princípio importante antes mesmo dos grandes escritores da administração surgirem com suas ideias.

Segundo Wood Jr (1992) a utilização dos princípios de Taylor marcou a expansão industrial americana e foi a chave do sucesso.

Partindo do princípio de que a administração surgiu originalmente com mais intensidade após a revolução industrial, no livro dos autores Ferreira, Pereira e Reis Gestão empresarial – de Taylor aos nossos dias (Editora Pioneira, 2006) grande parte das corporações mundiais que conhecemos hoje foi impulsionada ou transformada pela Revolução Industrial. Segundo os autores, a Revolução lançou a base de um novo tempo, transformando não apenas a indústria mas também a saciedade. Podemos ressaltar a importância das ideias dos grandes

Relacionados

  • RevisaoDAniela2 2
    2010 palavras | 9 páginas
  • Padrao
    3964 palavras | 16 páginas
  • operações terminais
    5955 palavras | 24 páginas
  • discente
    7561 palavras | 31 páginas