Importancia da estatistica no mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Mundo evolui numa rapidez espantosa. Esta incontrolável dinâmica traz consigo, entre outras conseqüências, novas descobertas tecnológicas. Descobertas essas que implicam em novos desejos. Mudanças de hábitos e por fim, em novos produtos. Isso tudo se concretiza num processo rápido e constante. Assim, para acompanhar os avanços da sociedade moderna, descobrindo ou atémesmo antecipando determinados valores, desejos e tendências, a estatística toma cada vez proporções maiores.































IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA A EMPRESA NO MERCADO BRASILEIRO.

A estatística é fundamental que para que um negócio empresarial alcance o sucesso. O simples fato de querer não garante ao empresário que seu negócio sejalucrativo e duradouro.Para que isso aconteça é necessário fazer à adoção de um conjunto de medidas objetivas que tem como fim viabilizar a atividade empresarial. a estatística é uma dessas medidas que se configura fator importante para que a empresa tenha um planejamento confiável e que dê resultados positivos. A estatística sendo uma ciência possui métodos e objeto próprios, é regida por suaspróprias leis e fórmulas, constitui-se num ramo autônomo e independente. Tal ciência se dedica precipuamente com a coleta, análise e interpretação de dados estatísticos. Preocupa-se com os métodos de recolhimento, organização, resumo, apresentação e interpretação desses dados, assim como em tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender assituações, que em caso, são as situações empresariais. A estatística é muito importante pois é utilizada para determinar dados para a empresa, ou seja, com ela a empresas analisar qual é a tendência do mercado, e para onde a empresa deve seguir com a sua estratégia possibilitando até mesmo analisar dados da satisfação dos funcionários com relação à empresa. Ela é uma atividade fundamentalpara a sobrevivência e sucesso empresarial ela ajuda na solução de problemas, possibilita a preparação do empresário para enfrentar a competição dentro do mercado brasileiro. Enfim, a estatística é instrumento muito útil para todos, especialmente para uma empresa, pois, a empresa trabalha utilizando informação, dados, entretanto, tais dados devem ser confiáveis, seguros e verdadeiros, eesta confiança, segurança e veracidade é fornecida pela estatística, que por utilizar métodos matemáticos trabalha com uma margem de erro bem pequena. É um instrumento necessário para uma empresa, pois trabalha com a seleção de dados, e conseqüentemente pode ajudar muito no processo de tomada de decisão, já que isso poderá ser feito com muito mais segurança. Uma vez coletados, os dados sãoorganizados e descritos de três formas: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas A estatística descritiva é a área da estatística que tem como principal função descrever os dados ‘estatísticos’. Ela sintetiza alguns valores da mesma natureza, e com isso permite que se tenha uma visão global da variação desses valores. Trazendo a estatística para as empresas, sua utilidade fica bemmais evidente, pois, todos os benefícios que ela traz são muito bem aproveitados pelos empresários.
Por exemplo, a coleta e análise de dados com o fim de fazer projeções e chegar a possíveis resultados é um aspecto muito importante para uma empresa, já que pode ajudá-la na organização e planejamento futuro da mesma, afinal não se administra para o hoje, mas sim para o futuro. A estatística auxiliamuito uma empresa e tem íntima ligação com muitos aspectos da empresa, tais como, produtividade, planejamento, orçamento, finanças, entre outros. Tais áreas podem ser muito bem trabalhadas e melhor aprimoradas quando recebem o auxílio da estatística. A grande vantagem em utilizá-la é que o empresário tem pequenas chances de erro, pois trabalha com dados confiáveis, com números, com lógica,...
tracking img