Importancia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS









produção textual interdisciplinar individual











Toledo








PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL







Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paratrabalho interdisciplinar Individual.
Prof.: Regis Garcia
Prof.(a): Joenice Diniz
Prof.: Victor Junior
Prof.(a): Vania Machado





Toledo
2012





sumário

Sumário 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTAILIDADE NA ATUALIDADE 52.1.1 Contabilidade na Atualidade 5
2.1.2 Áreas de Atuação na contabilidade 5
3 Conclusão 11
REFERÊNCIA 12









INTRODUÇÃO



A Contabilidade é uma das áreas profissionais que mais proporcionam oportunidades para o profissional, sendo o mercado de trabalho bastante promissor, destacando-se como uma das melhores remunerações do mercado. O estudante decontabilidade poderá optar por varias áreas de atuação para sua carreira, dentre elas destacamos: o contador, o auditor, o perito contábil, o consultor contábil. Segundo Marion (2012, p.27) a “função básica do contador é produzir informações uteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões”. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a importância da contabilidade na atualidade, as váriasáreas de atuação da contabilidade e o papel do contabilista que hoje deve ser preparado para interpretar, entender, analisar os Relatórios Contábeis e assessorar as tomadas de decisões. “A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para a tomada de decisões.” (MARION, 2012, p.26)DESENVOLVIMENTo


1 A IMPORTÂNCIA DA CONTAILIDADE NA ATUALIDADE


1 Contabilidade na Atualidade

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, asituação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional. A importância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial; temos como exemplo a participação cada vez maior de profissionais no centro de estudos contábeis em todo o mundo,buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais.
A Contabilidade do terceiro milênio necessita ser muito mais especializada que antes. Incluindo os escritórios de contabilidade que necessitam ter empregados especializados em vários segmentos operacionais, fiscais e tributários, sendo comuns estes profissionais nas empresas de maior porte e naadministração publica. O profissional da contabilidade moderna, deve ter o controle da saúde da empresa, tem que sentir os sintomas de desgastes e crises, deve prestar informações para o processo de tomadas de decisões e tem que participar ativamente da administração da empresa.




2 Áreas de Atuação na contabilidade

A profissão contábil é uma atividade fundamentada emprincípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral, vinculadas à área das ciências sociais aplicadas. São várias as áreas de atuação da contabilidade, entre elas: Controladoria, Planejamento Tributário, Auditoria, Perícia contábil e na Contabilidade de terceiro setor.


2.2. CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

2.2.1 Discorra...
tracking img