Importancia da contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PUBLICA























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 Demonstrações contábeis de orgãos públicos: 4
Balanço Orçamentario e balanço financeiro 4
DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS 8
BALANÇO PATRIMONIAL 10DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 14
DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO ECÔNOMICO 15
DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES NO PATRIMÔNIO LIQUIDO 18
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 19
3 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho tem o objetivo de evidenciar as formas de DEMONSTRAÇÃO DA GESTÃO PUBLICA gestão essa que Segundo Freitas do Amaral:
“É O sistema deórgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas colectivas públicas, que asseguram em nome da colectividade a satisfação regular e continua das necessidades colectivas de segurança, cultura e bem estar”.
Assim, as demonstrações contábeis contribuem para a governança no setor público e o controle social, com a geração de informações úteis para a tomada de decisõespelos gestores públicos e para que os órgãos de controle possam avaliar o seu desempenho.
Nesse contexto, as demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem as principais saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público.De acordo com a Lei 4.320/1.964, art. 101, os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, além de outros quadros demonstrativos.





Demonstrações contábeis de orgãos públicos:

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil queaplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo detomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

Balanço Orçamentario e balanço financeiro

Assim, o Balanço Orçamentário, definido na Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
Em sua estrutura, deve evidenciar as receitas e as despesasorçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar o resultado orçamentário e discriminar:
(a) as receitas por fonte (espécie); e.
(b) as despesas por grupo de natureza.
O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsãoinicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, o crédito pago e o saldo da dotação.
A identificação das receitas e despesasintra-orçamentárias, quando necessária, deverá ser apresentada em notas explicativas.
Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária e de outras dívidas deverão constar, destacadamente, nas receitas de operações de crédito internas e externas e, nesse mesmo nível de agregação, nas despesas com amortização da dívida de refinanciamento.
Constituição Federal de...
tracking img