Importancia da contabilidade de custos no processo decizorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para otimizá-los. Mas não basta só saber e dominar os seus conceitos é preciso praticá-los.
Vivemos atualmente em uma realidade completamente diferente de outras já experimentadas “A era dacompetitividade” nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que esta mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem se feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente.
Administração de Custos ajudam as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias deserviço, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais eficaz.
A Contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos paraaquisição de produtos ligados diretamente à atividade operacional da empresa. A Contabilidade de Custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador a sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.
De posse dos conhecimentosnecessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará à atividade da empresa.

Origem
No período caracterizado como Era Mercantilista, antes da Revolução Industrial, os artesões fabricavam seus produtos em suas residências e quando concluíam, os mesmos eram vendidos para as empresas que, por sua vez, revendiam para o consumidor.
Atéentão não existia a necessidade das empresas controlarem seus custos, uma vez que elas apenas compravam e revendiam mercadorias, dedicando-se ao comércio.
Segundo Johnson e Kaplan (1996, p.7) Praticamente todas as transações de troca ocorriam entre um empresário proprietário e indivíduos que não faziam parte da organização, fornecedores de matéria primas, mão-de-obra paga por tarefa, e clientes. Nãoexistiam níveis de gerências ou empregados assalariados por longos prazos. As transações se davam no mercado, e indicadores de sucesso eram facilmente obtidos. O empresário-proprietário tinha de arrecadar mais dinheiro das vendas aos clientes do que pagava aos funcionários dos insumos de produção, primariamente mão-de-obra e matéria-prima.
Com a ocorrência da Revolução industrial, as empresasindustriais começaram a se desenvolver e fabricar seu próprio produto, foi então que veio a necessidade de controlar os custos dos produtos, pois era preciso iniciar um processo de registro das atividades industriais que surgiam, avaliar estoque e apurar resultados, como se pode constatar:
O surgimento da Contabilidade de Custos pode ser creditado a eclosão da Revolução Industrial, quando asatividades econômicas, até então eminentemente mercantis registradas exclusivamente pela contabilidade financeira, passaram a sofisticar-se com a introdução de um novo elemento: a produção. Wayerbache, (1992, p.39).
Inicia-se assim, a Contabilidade Financeira, na qual para a apuração do resultado bem como para a elaboração do balanço, era suficiente o levantamento dos estoques em termos físicos, uma vezque verificava o montante pago por cada item no estoque e, dessa forma, apropriava o valor á mercadoria. Basicamente usava-se um cálculo simples, pois se considerava o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando-se as compras do período e comparando com o que ainda restava nos estoques e, dessa forma, chegava-se ao valor de aquisição das mercadorias vendidas. Comparando esse montante com...
tracking img