Importancia da contabilidade de custos no processo decizorio

4353 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO
O mundo mudou bastante nos últimos anos. Nunca se falou tanto em Custos, como se fala hoje, é difícil encontrar um gestor de empresas que não saiba falar o que é Custos ou no mínimo como fazer para otimizá-los. Mas não basta só saber e dominar os seus conceitos é preciso praticá-los.
Vivemos atualmente em uma realidade completamente diferente de outras já experimentadas “A era da competitividade” nunca se falou tanto em mudanças. Mas além de conhecer o que esta mudando, é importante para o sucesso das empresas, observar e avaliar como elas afetam e o que podem se feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente.
Administração de Custos ajudam as empresas a obter um melhor desempenho em suas atividades, permite renovar e melhorar todas as estratégias de serviço, proporcionando o aumento de oportunidades de mercado fazendo com que a empresa se torne mais eficaz e organizada, melhorando e fortalecendo o comprometimento e satisfação dos funcionários e clientes, contribuindo assim para o desenvolvimento das atividades diárias de maneira mais eficaz.
A Contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente à atividade operacional da empresa. A Contabilidade de Custos auxilia o administrador, permitindo-o saber qual é o ponto de equilíbrio entre a produção e as vendas. E ajudando o administrador a sua tomada de decisão para de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.
De posse dos conhecimentos necessários, podemos utilizar a Contabilidade de Custos para decidir que tipo de custo ou custeio se aplicará à atividade da empresa.

Origem
No período caracterizado como Era Mercantilista, antes da Revolução Industrial, os artesões fabricavam seus produtos em suas residências e quando concluíam, os mesmos eram vendidos para as empresas que, por sua vez, revendiam para o consumidor.
Até

Relacionados