Importancia da anatomia polpatoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância da anatomia palpatória na radiologia

Introdução

A evolução da tecnologia na medicina em relação ao diagnóstico por imagem é imprescindível, mas não podemos nos esquecer daavaliação clínica, que dita o caminho a seguir no diagnóstico e tratamento de enfermidades.
Grandes médicos se destacaram na medicina devido ao fato do contato físico de suas mãos com ocorpo de seus pacientes, contato este que muitas das vezes elucidava o porque das enfermidades. Mas com a chegada da tecnologia, este contato foi ficando esquecido pois as máquinas tomaram o lugar dapercepção táctil.
A percepção táctil é muito importante no auxilio de diagnósticos de enfermidades e também, no auxílio da realização de exames principalmente na área da radiologia.Sendo assim, viemos através deste trabalho mostrar que a percepção táctil através da anatomia palpatória irá auxiliar o profissional da área técnica em radiologia a realizar exames no setor de imagemcom muita precisão. Utilizaremos como exemplo a anatomia palpatória do joelho.

A Anatomia Palpatória, consiste nas habilidades utilizadas para identificar a relação das estruturas com asuperfície e a arte da palpação da pele. Saber esta, é de fundamental importância para todos os profissionais da área da saúde, que buscam aprimorar e aprofundar os seus conhecimentos na localização deestruturas de superfície.
A articulação do joelho é uma articulação bastante complexa. Para entender melhor a articulação do joelho, é importante ter a noção da sua anatomia e como funcionamas diversas estruturas em conjunto. Assim, vamos definir alguns termos anatômicos comuns e como estes se relacionam com o joelho.
Muitas partes do corpo possuem duplicações. Por isso, é comumusar termos que definem onde é que a parte está situada tendo como referência uma linha imaginária (linha mediana) traçada através do meio do corpo. Por exemplo, medial quer dizer mais perto da...
tracking img