Importancia atividade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO DE LITERATURA

Importância da atividade física

Em toda a sua história, o ser humano sempre praticou atividade física. Desde seus primórdios, quando precisava caçar para alimentar-se ou fugir dos seus predadores. Quando tinha que trabalhar na produção de seu próprio alimento, quando necessitava locomover-se, o homem sempre realizava algum gasto calórico na realização de seusafazeres (PITANGA, 2002). Atualmente, esta necessidade de exercitar-se vem sendo descartada, vistas as facilidades que a tecnologia traz ao ser humano, fornecendo maior comodidade nas suas tarefas diárias e tornando este menos ativo.

A atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de
doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressãoalta. Atividade física também ajuda a controlar o peso corporal; contribui para ossos, articulações e músculos sadios; reduz o índice de quedas em idosos; ajuda a aliviar a dor da artrite; diminui os sintomas de ansiedade e depressão; e estão associadas a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica epessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 5 ou mais dias da semana

Os exercícios aeróbicos podem ajudá-lo a:
- emagrecer
- combater o estresse
- fortalecer o sistema imunológico
- reduzir risco algumas doenças

Motivos importantes para a prática da atividade física
1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta aconfiança do indivíduo.
2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e
memória mais apurada.
3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta
densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de
doenças cardíacas.
4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada,que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.
19
5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.
6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e aoamenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.
7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e
manutenção da massa óssea.
8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.9 – Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Avaliação Física
Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscosà sua saúde. Esta avaliação de estado de aptidão inclui quatro áreas.

- força muscular;

- flexibilidade articular;

- composição corporal (percentual de gordura, peso corporal magro e peso corporal desejável);

- capacidade funcional cádio-respiratória.

Todos estes dados colaboram para a formulação correta de um programa de
exercícios individualizado, baseado no estado de saúde e deaptidão da pessoa.
20



Importância do profissional de educação física

Para atividade se caracterize como profissional deve apresentar alguns critérios. O primeiro determina que a atividade profissional deve ser de natureza intelectual, ou seja, baseada em um corpo de conhecimentos. Em seguida, deve ser prática, para atender á prestação de serviços. A atividade profissional deve se...
tracking img