Importacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A informação e a tecnologia da informação sobre uma perspectiva empresarial
CLEICIELE ALBUQUERQUE AUGUSTO (G-UEM) LÍGIA YURIE TAKAHASHI (G-UEM)
ISSN 1518-5354

REFERÊNCIA AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque; TAKAHASHI, Lígia Yurie. A informação e a tecnologia da informação sobre uma perspectiva empresarial. In: SEMAD – SEMANA DO ADMINISTRADOR/UEM. 26., 2006, Maringá. Anais... Maringá, 2006, p.214-221.

Resumo Esta pesquisa justifica-se pelo fato do ambiente organizacional estar cada vez mais exigente e dependente de informações e da tecnologia necessária para veiculá-las. O objetivo deste trabalho foi o de ressaltar as características relevantes ao processo de gerir a Informação e a Tecnologia da Informação apresentando suas perspectivas, conceitos, diferenças e impactos. Serviram deapoio a esta discussão, consultas feitas a periódicos, livros e sites especializados em tecnologia da informação. Os resultados obtidos reafirmaram que as empresas necessitam estar sempre preocupadas em atualizar as informações e adequar seus dispositivos tecnológicos às suas necessidades, de forma a atingirem vantagem competitiva e se manterem no mercado. Palavras-chave: Gestão da Informação.Gestão da Tecnologia da Informação. Telecomunicações.

1 INTRODUÇÃO É indiscutível o fato de que a humanidade trabalha com a informação há milhões de anos. Percebe-se, no entanto, que nas últimas décadas houve um desenvolvimento surpreendente nessa área através da utilização da tecnologia da informação, ocasionando grandes transformações nos ambientes empresariais. É a partir desta perspectiva quetorna-se válida a idéia de que pelo fato da informação ser um bem que agrega valor a empresa, faz-se necessário o uso dos recursos da tecnologia da informação de maneira apropriada e vantajosa. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo estabelecer as perspectivas de gestão necessárias às organizações para lidar com as informações e os recursos tecnológicos que a utilizam. Nesse aspecto, quaisseriam as peculiaridades a serem observadas pelos gestores, para atuarem em um ambiente em que o conhecimento dos impactos das tecnologias da informação

215

e da importância da manipulação da informação se constitui como ponto crucial para a sobrevivência das organizações? Para responder esta questão, serão apresentados no decorrer da pesquisa, os conceitos, diferenças, características, mudançase repercussões da Gestão da Tecnologia da Informação e da Gestão da Informação. Esses elementos foram buscados a partir de levantamento bibliográfico, leitura sistemática e análise interpretativa, bem como através de discussões e interpretações dos autores estudados.

2 O QUE É INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Segundo DAFT (1999, p.414) informações “são dados que foram convertidos em umcontexto significativo e útil para os usuários específicos”. Percebe-se então, que a informação consiste em registro bruto que foi trabalhado e armazenado de forma a ser compreendido e a apresentar valor ao seu receptor. Quando se trata de informação é interessante ressaltar alguns elementos inerentes ao processo de veiculação da mesma. O’BRIEN (2004, p.13) destaca que é necessário “identificar asatividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que ocorrem em todos os sistemas de informação”. Sobre esses componentes o autor (2004) desenvolve as seguintes explanações: • Entrada – envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Apresenta-se, normalmente, na forma de atividades de registro de dados, como gravação e edição. •Processamento – abrange processos de transformação que convertem dados ou insumos em informações ou produtos para os usuários finais, como, por exemplo, calcular salários, impostos e outras deduções na folha de pagamento dos funcionários. • Saída – compreende a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. É o caso de produtos acabados, serviços...
tracking img