Importação e exportação

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

A cerveja é uma bebida muito antiga, sendo produzida desde a antiguidade, ela passou por transformações, através do uso de tecnologias, para se adequar ao gosto dos consumidores atuais.
A cerveja chegou ao Brasil em 1808, trazida por Dom João VI. Até o século XIX ela era importada e foi privilégio dos nobres. Hoje o Brasil é o quarto produtor mundial, com um consumo per captoanual de 50 litros.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o histórico da cerveja artesanal e sua importância, principalmente no mercado de Blumenau/SC, que é um forte atrativo turístico, principalmente durante a oktoberfest.

2. O QUE É CERVEJA?

Cerveja é uma bebida alcoólica, fermentada, obtida do açúcar da cevada e aromatizada com lúpulo (BECKAUSER, 1984).
A composição básica dacerveja é de 91% de água e o restante formado por malte, cevada, lúpulo e fermento (MULLER, 2002).
Segundo BECKAUSER, a palavra latina cervisia deu origem ao nome cerveja, na língua portuguesa, mas essa palavra, por sua vez, vem de Ceres, deusa romana da agricultura e fertilidade.

3. LEI DA PUREZA

Segundo Santos (2003, p.47 e 48), a cerveja deve ser fabricada conforme a lei da pureza, que édescrita a seguir:

A lei que regulamenta a produção das melhores cervejas é a chamada Reinheitsgebot, a lei da pureza, promulgada há cinco séculos, em 23 de abril de 1516, na Baviera, por Guilherme IV, duque da Baviera, segundo o qual a cerveja deve ser produzida tão somente a partir do malte de cevada, lúpulo e água. Na época não se identificava o fermento (...), depois reconhecido e naturalmenteacrescido a lei.

4. HISTÓRICO CERVEJEIRO

Não se pode afirmar com certeza o período em que se começou a fabricação de cerveja, porém documentos muito antigos da região da Suméria descrevem uma bebida produzida a base de cevada.
A partir daí, esta bebida passou por processos de evolução e adaptação ao paladar de cada povo, até os dias atuais. Vejamos a seguir um quadro demonstrativo das datase seus acontecimentos em relação a fabricação da cerveja:

Datas 9.000 anos 5.000 anos 1.100 anos Idade Média 1815 1873
Histórico Bebida produzida pelos sumerianos. Bebida nacional do Egito. Aromatização da cerveja através do lúpulo. Instalação das cervejarias comerciais Gay-Lussac elabora a equação da fermentação. Lindle constrói o primeiro compressor frigorífico.

Na Dinamarca, Hanserconseguiu isolar, em 1883, uma célula de fermento e descobriu, também, que existiam outras cepas de levedura com características distintas. Daí desenvolveu-se a "cultura pura" de levedura. Esta descoberta permitiu a constância do sabor e da qualidade
Através da pesquisa de Pasteur e de Hansen, foi possível, aos cervejeiros, produzir a cerveja e conservá-la por longo tempo, possibilitando assim acomercialização em uma ampla região, favorecendo o crescimento da indústria da cerveja. Apesar do triunfo das grandes cervejarias industriais, muitas micro cervejarias artesanais prosperaram, produzindo cervejas em pequenas quantidades, usando métodos tradicionais. Estas cervejarias eram amplamente responsáveis por preservar as honradas tradições e sabores de estilos clássicos de cervejas do mundo.Nos últimos 80 a 100 anos: foram formadas as bases de uma tecnologia cervejeira, mediante a análise dos processos biológicos e químicos que tem lugar no curso de elaboração da cerveja, que permite o uso mais racional das matérias-primas. A este respeito se destaca a importância dos conhecimentos obtidos sobre os aspectos biológicos e bioquímicos da fermentação e maturação da cerveja.

4.1.ACERVEJA NO BRASIL

No Brasil a cerveja demorou a chegar, segundo SANTOS (2003), a bebida chegou ao país, possível e provavelmente no século XVII, com a colonização holandesa (1635-1654), pela companhia das Índias Ocidentais.
Com a saída dos holandeses em 1654, a cerveja deixou o país por um século e meio, só reaparecendo no final do século XVIII e início do seguinte (SANTOS, 2003, p.11).
Somente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação e importação
  • Exportação e importação
  • Exportação e Importação
  • Importacao E Exportacao
  • importação e exportação
  • Importação e exportação
  • Importação e exportação
  • Importacao e exportacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!