Import ncia do uso das EPIs e EPCs

582 palavras 3 páginas
Importância do uso dos EPIs e EPCs
Metal Moldado

Importância do Uso de EPI na Logística
• Nos tempos de hoje com a globalização e disseminação das informações de forma acelerada, ainda existem empresarios e colaboradores que não veem a segurança do trabalho como aliada.

• Por um lado o patrão que vê a implantação dos EPI´s como uma forma de ficar livre de fiscalizações e questões legais. Por outro lado colaborador que faz vista grossa e desdenha do material que lhe é fornecido. Nr – 6: Equipamento de Proteção
Individual - EPI
6.1 Para os fins de aplicação desta Norma regulamentadora
– NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual –
EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinando à proteção de riscos suscetível de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
A NR – 6 Estabelece e define os tipos de EPI que as empresas estão obrigadas a fornecer, gratuitamente a seus empregados, sempre que as condições de trabalho o exigirem, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Atualmente nos deparamos com uma crescente sofisticação da logística, no que se trata da questão transporte e armazenamento. Contamos com porta palet, empilhadeiras e paleteiras circulando pelo armazém, ponte móvel, esteiras rolantes e outros.
Tudo isso gera risco ao trabalhador o que nos faz saber da importância dos EPI´s.
Vale lembrar também da manipulação e transporte de resíduos sólidos e líquidos, sendo que a todos deve ser dada a devida destinação de acordo com a legislação ambiental.

Nr – 6: Equipamento de Proteção Coletiva - EPC
Os EPCs como o próprio nome sugere, os equipamentos de proteção coletiva, dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Como exemplo podemos citar o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, a cabine de segurança

Relacionados