IMPORT NCIA DO ENSINO DA INTEGRA O DOS PROJETOS DE ARQUITETURA E ESTRUTURA DE EDIF CIOS

964 palavras 4 páginas
Patricia Lopes Rodrigues

Fichamento

Londrina
2014
IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA INTEGRAÇÃO DOS PROJETOS DE ARQUITETURA E ESTRUTURA DE EDIFÍCIOS: FASE DE LANÇAMENTO DAS ESTRUTURAS:

Para que um empreendimento de construção de um edifício seja bem gerenciado, é necessário que várias informações estejam bem claras, como custo, ao prazo, à qualidade, aos recursos humanos, aos materiais, aos equipamentos e ao domínio da técnica por parte das empresas envolvidas.
Conforme aumenta a complexidade do empreendimento, cresce a necessidade da relação entre as atividades técnicas de projeto. Sua integração otimiza soluções técnicas e econômicas. É o caso da interface entre arquitetura e estrutura, já que a última representa cerca de 19% a 26% do custo total do edifício, (Goldman, 1986), além do que os erros cometidos na execução da estrutura são os mais difíceis de serem corrigidos na fase de execução. Como projetos variam em média de 1,6% a 2,7% do custo total do edifício (Goldman, 1986), é viável a correção de projetos a obra em execução.
Conforme o levantamento feito por Fruet e Formoso (1995), com 45 empresas de construção civil de pequeno porte, observamos que mais de 90 % das empresas fazem modificações no projeto durante a execução. Com relação a incompatibilidade de projeto com as atividades técnicas, foi observado que 53% das empresas sofrem esse problema.
A falta de comunicação entre engenheiro civil e arquiteto interfere na integração entre os projetos. É necessário espírito de equipe e conhecimento técnico bastante fundamentado para o lançamento e pré-dimensionamento de estruturas a fim de integrar os dois projetos.
Um fator que interfere na integração entre esses dois projetos é a comunicação entre dois projetistas de formação diferenciada: arquiteto e engenheiro civil. Conhecimento técnico, capacidade de trabalho em equipe e experiência de cada projetista atuam diretamente na qualidade de integração entre os projetos de arquitetura e

Relacionados