Importância dos valores ética, alteridade, respeito, etc.

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
cássia Josefa da Silva

Sumário
1. Introdução ...................................................................................................... 04
2. Importância dos Valores Ética, Alteridade, Respeito, etc. ............................ 05
3. Considerações finais ..................................................................................... 09
4. Referênciabibliográfica ................................................................................. 10

Introdução

A diversidade é um tema que envolve profissionais, pesquisadores e militantes políticos nos debates que se realizam no campo dos direitos humanos. Nesse pequeno ensaio, sem nenhuma pretensão de aprofundar uma temática tão complexa, nos propomos a pensá-la como objeto de reflexão ética.Como componente da realidade social, a diversidade está presente nas diferentes culturas, raças, etnias; gerações, formas de vida, escolhas, valores, concepções de mundo, crenças, representações simbólicas, enfim nas particularidades do conjunto de expressões, capacidades e necessidades humanas historicamente desenvolvidas. Assim, é elemento constitutivo do gênero humano e afirmação de suaspeculiaridades naturais e sócio-culturais.
No campo da Assistência Social, a abordagem ás diferenças culturais expressa nas manifestações da questão social, ainda encontra-se com pouca visibilidade. A realização de pesquisas para conhecimento das especificidades culturais e construção de políticas publicas se apresenta como um instrumento importante para conhecimento em profundidade da diversidadebrasileira.
Importância dos Valores Ética, Alteridade, Respeito, etc.

As identidades que unem determinados grupos sociais, diferenciando-os de outros não deveriam resultar em relações de exclusão, desigualdade, discriminações e preconceitos. Quando isso ocorre é porque suas diferenças não são aceitas socialmente e neste caso estamos entrando no campo das questões de ordem ética e política,espaço da luta pelo reconhecimento do direito à diferença, uma das dimensões dos direitos humanos.
Em torno da problemática da discriminação e do preconceito, articulam-se determinados valores como a tolerância e a alteridade.
Costuma-se definir tolerância, em geral, como uma relação social que supõe a existência de alguma diferença aceita como um direito: o direito de ser diferente.
Jacquardchama a atenção para não confundirmos respeito com tolerância uma vez que: “A tolerância é uma atitude muito ambígua. Tolerar é julgar-se em condições de dominar, julgar; é ter de si mesmo um conceito o bastante positivo para aceitar o outro com todos os seus defeitos”.
A alteridade, como o respeito ao outro complementa a fundamentação pertinente à defesa da diversidade como direito. Respeitao outro é entender que “o limite da nossa liberdade acaba aonde começa a do outro”; portanto, uma liberdade “sem o outro”.
Na intolerância, também ocorre uma relação social em que um dos sujeitos é diferente ou faz algo diferente e isso nos atinge.
A ética é entendida como uma ação prática consciente, que deriva de uma escolha racional entre alternativas e orienta-se por valores que buscamobjetivar algo que se considera “valoroso”, “bom”, “justo”, contêm algumas mediações essências: a razão, as alternativas, a consciência, o projeto que queremos realizar, os valores éticos, a responsabilidade em face das implicações objetivas da ação para os outros homens, para a sociedade.
Nosso Código de Ética é bem claro quando, em seus princípios afirma que os assistentes sociais elegem comoprincípios fundamentais, a liberdade, a democracia, a equidade, a justiça social, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e de discriminação por questões de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física, incentivando o respeito à diversidade, à discussão das diferenças e a garantia do pluralismo, através do respeito as correntes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância de valores :ética, alteridade e respeito
  • A IMPORTÂNCIA DOS VALORES (ÉTICA, ALTERIDADE, RESPEITO
  • A importância dos valores ( ética, alteridade e respeito )
  • Importacia dos valores ética, alteridade, respeito etc
  • Ética, alteridade, respeito, etc.
  • Importância dos valores (ética, alteridade, respeito etc.) frente à necessidade das políticas públicas para a efetivação dos...
  • Contruir um texto sobre a importancia dos valores(etica, alteridade, respeito)
  • A importância dos valores (ética, alteridade, respeito, etc) frente à necessidade de políticas públicas para a efetivação dos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!