Importância dos sistemas de banco de dados nas organizações.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos sabemos que as organizações, por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar e isso aumenta cada vez mais. Todavia, a manipulaçãodestas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido à catalogação dos dados) é passível de errosprincipalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas, além disso, também a perda de informações. Nesse sentido, torna-se mais fácilencontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar ainformação em computadores.Hoje a organização não precisa mais ter aquelas salas grandes como vários arquivos e instantes para armazenar esses dados, basta ter pelo menos um computadorpara armazenagem de forma mais fácil e organizada.
Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre todo o seu negócio, tem obrigatoriamente de recorrer a sistemas degestão de bases de dados. A planilha eletrônica continua a ser uma ferramenta de controle extremamente poderosa porque consegue operacionalizar os dados e assim criar informação útil aoplanejamento diário das empresas. Contudo, existem outros tipos de ferramentas, mais completas e com funcionalidades acrescidas que elevam para outros níveis, a capacidade operacional degerar informação de valor para a organização.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrairinformações de um banco de dados. Há muitos tipos diferentes de SGBD. Desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes.
tracking img