Importância do faz de conta na pré escola

IMPORTÂNCIA DO FAZ DE CONTA NA PRÉ ESCOLA




Maria Helena Rodrigues Soterio
Profª Sulani Zanini Pizolo Stupp
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0295)
20/06/2012




RESUMO

Esse trabalho expõe a questão do faz de conta na pré escola, a importância de se trabalhar essa questão em sala de aula, mostrando o papel do professor e quantoessa atividade pode ser benéfica para o aluno. Mas o que é o faz de conta, é uma conduta lúdica por parte da criança para determinada brincadeira, ou atividade. É uma forma da criança se expressar, tentar mostrar seus desejos, suas vontades através de sua imaginação. Essa atividade enriquece a identidade da criança e quando bem utilizada pelo profissional da educação contribui consideravelmente,para o seu bom desempenho escolar.



Palavras-chave: Pré escola. Faz de conta. Imaginação


1 INTRODUÇÃO


Brincar é uma atividade fundamental para as crianças, o desenvolvimento da criança é fundamentado na sua comunicação com as outras pessoas, nas suas atividades. O incentivo por parte dos pais e professores nas brincadeiras e atividades é parte importante para o crescimento dacriança. A fantasia, a imaginação, a criatividade fazem a parte do mundo infantil, é por meio do faz de conta que a criança expressa suas idéias.
O papel do professor como profissional de educação é trabalhar essa área da criança, desenvolver sua imaginação, trabalhando sua criatividade. Trabalhar o faz de conta proporciona momentos enriquecedores em sala de aula, e promove um interesse grande porparte das crianças.
Meu objetivo mediante essa pesquisa é mostrar a importância do faz de conta, como ele pode ser trabalhado e a contribuição que ele fornece para o desenvolvimento escolar das crianças.


2 A IMPORTÂNCIA DO FAZ DE CONTA NA PRÉ ESCOLA

Trabalhar o faz de conta é importante para as crianças e para o professor, na idade pré escolar, as crianças ainda estão descobrindo omundo, descobrindo as palavras, começando a aprender a interagir com outras crianças, iniciando o processo de fazer atividades, lidar com materiais escolares, e estimular a sua imaginação usando o faz de conta, torna toda essa adaptação mais fácil e prazerosa.
O trabalho do professor as atividades de faz de conta deve-se desenvolver em três estágios. No primeiro o professor assume o papel deobservador, só observa as crianças e deixa elas agirem por vontade própria, no segundo ele atua como catalisador, identificando os desejos e as necessidades que estão implícitos nas atitudes das crianças e no terceiro adota um papel participante, utilizando as ferramentas que adquiriu nos dois primeiros momentos.
Brincar é uma atividade fundamental para a criança na idade da pré escola, e o professortem o dever de encaixar essa atividade no ambiente escolar, para auxiliar o desenvolvimento da coordenação motora, contribuir para a interação social dos alunos, as brincadeiras entre os alunos é muito significativa para desenvolver a questão social entre eles, desenvolver o pensamento de igualdade, as crianças nascem sem conhecer preconceitos, diferenças e só convivendo com os adultos que passama conhecer esses conceitos, e é função do professor estimular essa igualdade, e a utilização das brincadeiras, do faz de conta, da imaginação pode contribuir grandemente.

Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998b), o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar. Embora os autores não o considerem como o único aspecto predominante na infância,é o brinquedo que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. É por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente. Ao brincar e criar uma situação imaginária, a criança pode assumir diferentes papéis: ela pode se tornar um adulto, outra criança, um animal, ou um herói televisivo; ela pode mudar o seu...
tracking img