O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como, a morfologia, a localização, a função e a organização dessesórgãos em sistemas. Na disciplina anatomia humana são abordados os sistemas tegumentar, esquelético, muscular, articular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino, genitalfeminino, endócrino e nervoso. Oferecendo desta forma subsídios para construção do conhecimento do profissional de enfermagem que o habilite a compreender a história e a nomenclatura anatômica, os planoscorporais, os fatores de variação, bem como, estudo teórico e prático dos sistemas orgânicos, relacionando as principais patologias associadas a cada um desses sistemas. Contudo, os direcionamentos doensino e da pesquisa em enfermagem precisam adquirir autonomia, possibilitando ao enfermeiro buscar a conciliação entre os novos conhecimentos adquiridos e as metodologias adotadas durante a graduação,visando uma melhoria do atendimento prestado e da qualidade de vida do enfermo, fundamentada na Ciência da Saúde.

A partir de reflexões a respeito da prática do enfermeiro faz-se necessário aconstrução de um conhecimento sobre anatomia humana articulado a outras disciplinas da grade curricular dos cursos de graduação em enfermagem. Tendo em vista que profissional necessita de uma sólidaqualificação técnico-científica e a partir desse conhecimento, reconhecer e compreender a natureza humana de cada indivíduo com necessidades básicas de saúde e de assistência de enfermagem adequados àsdimensões bio-psicosociais. Desta forma, é relevante a importância do estudo da anatomia humana, bem como a sua interdisciplinaridade, permitindo ao enfermeiro um desenvolvimento de suas atividadesprofissionais com competência, capacitando-o a exercer funções complexas nos sistemas de saúde. Portanto, consolida-se a ampliação do conhecimento científico do profissional, possibilitando intervenções... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Importância do ensino da anatomia humana para a formação do enfermeiro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Import%C3%A2ncia-Do-Ensino-Da-Anatomia-Humana/103069.html

MLA

"Importância do ensino da anatomia humana para a formação do enfermeiro" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Import%C3%A2ncia-Do-Ensino-Da-Anatomia-Humana/103069.html>.

MLA 7

"Importância do ensino da anatomia humana para a formação do enfermeiro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Import%C3%A2ncia-Do-Ensino-Da-Anatomia-Humana/103069.html>.

CHICAGO

"Importância do ensino da anatomia humana para a formação do enfermeiro." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Import%C3%A2ncia-Do-Ensino-Da-Anatomia-Humana/103069.html.