Importância de brincar na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1544 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM SALA DE AULA Marcele Fabrício Francklin graduanda em pedagogia na UFPB (marcele_lf@hotmail.com) INTRODUÇÃO: O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada na Escola de Educação Básica da UFPB no âmbito do projeto “Escola da Educação Básica da UFPB: Integrando Saberes e Socializando Experiências” (PROBEX) focalizando o tema jogos e brincadeiras infantis. Aproposta partiu de um levantamento realizado na Instituição junto aos docentes e equipe pedagógica sobre temáticas de interesse para fins de vivência junto aos professores, em momentos de formação, e com as crianças, em atividades pedagógicas. Desenvolvemos uma oficina sobre a temática “Jogos e brincadeiras: o lugar do lúdico também é na escola” com o objetivo de propiciar aos educadores um momentode reflexão, troca de experiências e vivências práticas. Para tanto, discutimos sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil e a aprendizagem a partir da abordagem lúdica como elemento facilitador do desenvolvimento integral da criança, e também realizamos outras atividades que foram realizadas com as crianças da instituição, interagindo, portanto, com professores ealunos. Quanto à importância da utilização de jogos em sala de aula, os jogos, brinquedos e brincadeiras, podem ser meios bastante válidos para permitir a aprendizagem por parte das crianças, que é o objetivo principal da escola, e isso é algo já bastante discutido entre professores, psicólogos e profissionais da educação. Por que seria, então, a utilização de jogos educativos e brincadeirasainda visto como atividade não-séria, que não se relaciona com o trabalho, que não pode ser educativo? Grandes psicólogos, como Piaget (1975), fizeram estudos acerca da importância que o lúdico possibilita a aprendizagem.
O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia corrente, é apenas umdescanso ou o desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos seus jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção, por exemplo. (PIAGET, 1975, p. 158).

Brincar não é não ter o que fazer, como acham alguns pais e profissionais. Brinquedo é o trabalho da criança, é brincandoque ela se desenvolve, vai descobrindo seu papel, lugar, limites, vai construindo um outro conceito de si mesma. Quando ela brinca, ela vai conhecendo a responsabilidade, as regras, que algumas vezes ela vai ganhar e outras perder, vai aprendendo a dialogar, contestar e vai conhecendo também como se processa as relações entre os indivíduos. Vai distinguindo o que é fantasia da realidade, e aindavai saber escolher, ter decisão, autonomia e iniciativa, seleciona seus companheiros, os brinquedos, como brincará, o lugar, a hora. Quando uma criança brinca, ela pode mostrar como está se sentindo. Melanie Klein, em 1940, realizou em Londres terapias utilizando brinquedos com crianças que apresentavam problemas diversos, ao brincar as crianças dão vazão a sentimentos e impulsos , o que facilitariaa descoberta de problemas ocorridos no lar, e em outros locais. Se forem analisadas as brincadeiras e jogos realizados pelas crianças, pode-se ver diferenças consideráveis entre elas, seja pelo contexto cultural, histórico e social existente. Karl Gross, em 1896, afirmou ser o brinquedo um exercício preparatório para as atividades dos adultos, ou seja, a necessidade do brincar de homem e mulher,que meninos e meninas praticam é importante para que estes sejam verdadeiros homens e mulheres, ele ainda afirmou ser o brinquedo uma necessidade natural, sendo assim explicada a alegria que é característica dos brinquedos infantis.

METODOLOGIA DA OFICINA E LEVANTAMENTO COM AS CRIANÇAS Esta formação, voltada para os jogos e brincadeiras populares foi planejada para que, antes de se iniciar as...
tracking img