Importância da vocação relacionado a escolha do curso do vestibular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia - UFBA Departamento de Ciência da Computação - Instituto de Matemática

Importância da vocação relacionado a escolha do curso do vestibular.

Bruno Conceição Da Silva Santana Lucas Augusto Santana Pinto

Resumo Este artigo levanta questões sobre a escolha entre aptidão e conveniência com relação ao curso escolhido no vestibular e, consequentemente, a avaliaçãodo indivíduo frente a sua escolha. Palavras-chave: vocação, aptidão, curso.

Abstract This article raises questions about the choice between fitness and convenience in relation to the chosen course in vestibular and consequently evaluation of the individual in his choice. Key words: vocation, fitness, course.

1. Introdução
Na verdade ouve-se muitas pessoas dizendo que tem vocação para serenfermeiro, outras para ser professor, engenheiro, enfim a questão de vocação desde muito tempo vem sido utilizada como sinônimo de afinidade, aptidão, facilidade em desenvolver algo. Mas será mesmo que existe vocação como dom divino ou há outras coisas que possam explicar a desenvoltura ao se realizar algo que vem de uma coisa mais simples do que as crenças? Conforme o dicionário Aurélio osignificado da palavra VOCAÇÂO explica-se s.f. Ato ou efeito de chamar (-se). / Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc.: vocação literária. / Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa. / Fig. Aptidão natural; talento: um médico de vocação. Por outro lado vem o meio e nos mostra outro ângulo de visão permitindo que ampliemos os nossos horizontes quanto a essa conclusão.

2. Aimportância da vocação para o curso escolhido relacionado ao mercado de trabalho.
Desde quando se é crianças existem vários fatores que contribuem para o interesse em aprender algo novo, a começar pelo estímulo às brincadeiras em casa. Alguns pais preferem dar aos filhos brinquedos como de encaixe que mexe com o raciocínio, o quadro mágico que incentiva a escrita, também há jogos como xadrez que estimulaconcentração, enfim, sem que se perceba é inserido desde quando se é pequeno um estímulo. Quando a criança passa para sua próxima fase a adolescência ela já tem assim como quando crianças aquelas pessoas a quem elas elegem como modelo seja a mãe, a vizinha, a tia, professora e por falar em professora está aí um grande contribuinte para a escolha, pois através do seu método de ensino os alunos sesentem mais atraídos ou não em aprender. Quem tem um adolescente em casa sabe, sente na pele, a pressão e a ansiedade do momento da primeira escolha profissional. Nas famílias com condições financeiras de sustentar o ingresso do jovem à universidade, o privilégio de escolher uma profissão normalmente ocorre ao final do ensino médio, às vésperas do vestibular. Diante da escolha profissional, a“ex-criança” dá um passo marcante para sua própria independência. O jovem passa a ser bombardeado de sugestões, dicas, cobranças, informações contaminadas tanto de esperanças, como de perspectiva negativa, pessimista.

O risco do jovem ser direcionado, é decidir a partir de expectativas de outras pessoas e não de seus próprios anseios. Por conseqüência, abre-se espaço à frustração, uma vez que asnecessidades pessoais não foram consideradas. As evidências de interferência ou influência na decisão profissional, não aparecem apenas quando da obediência às idéias sugeridas.

3. Pontos positivos e negativos da escolha feita independente do mercado de trabalho
A escolha entre aptidão e conveniência é parte intrínseca das projeções futuras de muitos vestibulandos e até de estudantes universitários.Há aqueles que justificam o curso que fazem na falta de opção, tradição familiar ou baseado em perspectivas de mercado. Entretanto, existe uma fatia de estudantes que antes mesmo de escolher uma carreira acabam por arrumar uma profissão, ainda que para custear o próprio curso ou mesmo contribuir no orçamento familiar. Alguns deles abandonam o sonho ou desistem da tarefa de escolher algo e...
tracking img