Implicações de aspectos etiopatogênicos no tratamento da folie à deux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Implicações de aspectos etiopatogênicos no tratamento da folie à deux





A folie à deux foi descrita por Lasègue e Falret, em 1877, como sendo um fenômeno no qual havia transferência dedelírios de um indivíduo primariamente afetado (quadro primário) a um outro previamente saudável (quadro secundário), com quem este apresentava um convívio íntimo e restrito1. No entanto, o tratamentode tal transtorno, em especial no que tange à abordagem do paciente que apresenta o quadro secundário, ainda continua controverso. Assim, a melhor compreensão dos aspectos etiopatogênicos da folie àdeux pode contribuir para a utilização de abordagens terapêuticas mais adequadas. Desse modo, a partir do presente relato, serão apresentados e discutidos aspectos da etiopatogenia do transtorno quepodem influenciar na abordagem terapêutica dos pacientes.

Duas gêmeas monozigóticas, de 38 anos de idade, foram internadas após viverem, por oito anos, completamente isoladas em um sítio dafamília. Quando da internação, ambas estavam psicóticas, com delírios paranóides. Ambas não apresentavam alterações da sensopercepção ou do humor. Os exames laboratoriais e de neuroimagem não apresentavamalterações. Apresentavam história familiar para transtornos psicóticos. Foi feito o diagnóstico de transtorno delirante persistente para ambas. Como apresentavam compartilhamento dos delírios,preenchiam critério de folie à deux. No entanto, não foi possível identificar qual delas começou a apresentar primeiramente os sintomas psicóticos, já que viviam isoladas.

Estudos têm sugerido que osindivíduos que apresentam o quadro secundário na folie à deux apresentam um caráter individual de suscetibilidade para o desenvolvimento de sintomas psicóticos, envolvendo a participação de umcomponente genético na sua etiopatogenia2-3. O componente ambiental nesses casos deve funcionar como fator desencadeante de um quadro psicótico em um indivíduo já previamente suscetível, que provavelmente...
tracking img