Implantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação do Índice de Sucesso dos Implantes Imediatos Unitários com Carga Imediata



1. Introdução

O sorriso harmonioso é essencial, pois sugere o padrão de beleza para os dias atuais. Pacientes que perderam ou tem dentes anteriores indicados para exodontia, mas desejam ter sua estética devolvida de forma rápida e segura, o implante imediato é uma técnica que se apresenta comgrande previsibilidade.

A instalação de implantes imediatos é uma abordagem válida para a preservação óssea, na qual permitirá a maximização da osseointregração e o desenvolvimento de uma restauração estética e funcional. (Lazzara,1999).

A qualidade e a quantidade ósseas são fatores limitantes para a instalação de implantes imediatos e podem ser avaliados através de radiografiaspanorâmicas, periapicais e com melhores definições através da tomografia computadorizada. (Kan JYK & Rungcharasseaeg K, 2001).

Índice de sucesso dos implantes imediatos varia de 82,4% a 93,5%(Chausu G,Chausu S,Tozhar A,Dayan D,2001 e Groisman M,Frossard MW,Ferreira HMB,Filho LCMC,Touait B,2003).

Uma das vantagens de se realizar carga imediata em próteses unitárias pós exodontia tema possibilidade preservar os tecidos moles e duros ao redor do dente extraído,redução do tempo de cicatrização além de permitir ao paciente a recuperação estética da região afetada (Norton,M.R. Int.J.Oral Maxillofac.Implat-2004).E dentre as desvantagens estão a fallta de previzivibilade que pode ocorrer no processo de cicatrização e as micromovimentações.

Após a instalação do implante,a carga imediata pode ser usada com base na literatura, quando estiverem presentes os seguintes fatores: quantidade e qualidade óssea, protocolo cirúrgico otimizado e cuidadoso, estabilidade inicial do implante, desenho do implante otimizado, estabilização rígida dos implantes, passividade da prótese e componentes instalados, estabilidade oclusal e ausência de interferências oclusais eexperiência da equipe de profissionais.

2. Proposição

O objetivo do presente trabalho é avaliar o índice de sucesso de implantes imediatos unitários com carga imediata, com ausência de forças oclusais e nos movimentos excursivos.

3. Material e Método

A amostra deste estudo foi de 59 pacientes, de ambos os sexos, idades variáveis, que foram submetidos a tratamento de implantes imediatosunitário com carga imediata durante Cursos de Especialização em Implantodontia – EAPGoiás realizado em Goiânia, Goiás, Brasil, durante os anos de 2007, 2008 e 2009.

O projeto de pesquisa foi devidamente aprovado pelo Comite de ética e Pesquisa da Faculdade do Norte de Minas por meio do parecer numero 032/2010. Os pacientes que concordaram em participar da pesquisa assinaram o termo deconsentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi voluntária e confidencial, sendo a identidade dos pacientes preservada.

O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi uma “ ficha de pesquisa” , contendo 23 questões objetivas (Anexo 1), o qual foi preenchida por um único pesquisador.

Os pacientes foram avaliados quanto ao índice de sucesso de implantes imediatos unitárioscom carga imediata: se fumantes ou não; se há alteração sistêmica ou não; motivo da extração; região (lateral ou central); tamanho do alvéolo; presença ou não de lesão apical, tipo de implante, marca e tamanho do implante, travamento do implante, presença, tamanho e preenchimento do gap, (espaço existente entre o implante e o tecido ósseo) tipo de osso, realização de enxerto de tecido conjuntivosub - epitelial. Além do tamanho do componente, instalação da prótese definitiva, tempo de proservação, sucesso ou não e presença de complicação.

O critério de sucesso de implante imediato unitário com carga imediata é que esteja assintomático, imóvel, ausência de inflamação Peri implantar e ou perda óssea cervical menor que 2 mm, segundo a Conferência de Toronto 1981.

Foi...
tracking img