Implantação de frano semi-caipira

2595 palavras 11 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso
Agronomia
Disciplina: Extensão Rural
Docente: Dr. Glauco Vieira de Oliveira

Implantação de Frango Semi-caipira.

Barra do Garças, novembro de 2014
Introdução

A atualidade dos pequenos produtores rurais tem sido, de forma significativa, uma questão polemica, pois as grandes lavouras e a pecuária abrangendo fronteiras vem ocasionando na perda de espaço de comercio e ação desses grupos familiares de baixa renda. Soluções viáveis de pequena escala são as alternativas mais cabíveis a esses produtores. Uma, já muito discutida e aceita pelos produtores e pelo comercio, é a implantação de frango semi-caipira em suas propriedades, visando um lucro que garanta o sustento dos assentados.

O frango semi-caipira, de forma geral, é a fusão entre o tradicional frango caipira, que não utiliza hormônios ou até mesmo raçoes de origem animal em sua dieta, e a técnica de produção em larga escala dos frangos de granja, procurando visar uma melhoria na qualidade e na quantidade de carne e de ovos produzidos.
Ovos e carne de galinha semi-caipira são itens de procura crescente no mercado, por suas qualidades nutricionais e isenção de produtos utilizados na criação rápida e intensiva com aceleração do ganho de peso dos animais. As principais diferenças dessa para os outros tipos de criação galináceas está na textura da carne, não sendo mole e com alto teor de gordura como acontece nos frangos de granja, e nem dura como acontece na maioria dos frangos totalmente caipiras, no ovo, que contém a gema tão “amarelinha” quanto as gemas dos ovos das galinhas caipiras, fato esse muito apreciado pela culinária.
A galinha conhecida como “pé duro ou caipira” dos terreiros e quintais com potencial produtivo de apenas 50 a 80 ovos por ano, existe em mais de 80% das propriedades rurais e tem contribuído a melhorar a alimentação das famílias e, muitas vezes, auxiliando

Relacionados