Implantando o desenvolvimento sustentável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

Introdução:

A preocupação com o meio ambiente, nos últimos anos,vem crescendo tanto nas sociedades desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento. Esta preocupação com a qualidade ambiental pode manifestar-se principalmente pelo repúdio dos consumidores em adquirir bens que ao longo de seu ciclo de vida causemdegradação ambiental. Nesse sentido, a ISO 14001 visa apresentar uma discussão acerca dos benefícios econômicos, sociais e ambientais que a implantação de um sistema de gestão ambiental poderá proporcionar para as empresas. Além disso, busca-se destacar a importância de ações individuais, por parte das empresas, em prol da preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimentosustentável.Empresas líderes buscam superar as barreiras, saindo na frente com a bandeira da questão ambiental, colhendo os louros da visibilidade frente aos concorrentes. Não restam mais dúvidas, no entanto, de que a fatura ambiental será cobrada cedo ou tarde.A aceitação da responsabilidade ambiental por parte da empresa e a adoção de uma postura pró-ativa passam, obrigatoriamente, por uma tomada deconsciência do seu verdadeiro papel na sociedade. A sociedade moderna começa a evidenciar sua necessidade quanto a produtos e serviços de qualidade, valorizando cada vez mais a proteção ambiental. Por sua vez, os instrumentos legais e normativos ampliam-se, colocando em evidência a poluição em todos os níveis, definindo a responsabilidade, inclusive penal, da pessoa jurídica, permitindo forçar,inclusive, sua liquidação em certos casos, com transferência de seu patrimônio para o Patrimônio Penitenciário Nacional (Lei 9605/98).

Definição:
O SGA é a parte de um sistema de gestão de uma determinada organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos. È um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir os problemas de caráterambiental objetivando o desenvolvimento sustentável. A série ISO14000, que compreende um conjunto de normas ambientais, não obrigatórias e de âmbito internacional, possibilita a certificação ambiental, porém esta só é obtida por uma determinada empresa se a mesma implementar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Este visa reduzir impactos ambientais gerados na produção (inclui matéria–prima), transporte,uso e disposição final do produto (descarte).Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas: ABNT-ISO14001, a política ambiental consiste em uma declaração da empresa quanto as suas intenções e princípios em relação ao desempenho ambiental. Deve prever, portanto, estrutura para agir e definir seus objetivos e metas ambientais.Pode ser definido como a parte de sistema de gestão que compreendea estrutura organizacional, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos, para elaborar, aplicar, revisar e manter a política ambiental da empresa.

Benefícios:
Muitos são os motivos pelos quais as empresas adotam o SGA atualmente, entre eles estão:
• Exigência de clientes / consumidores;
• Exigência da matriz;
• Adoção do SGA pela concorrência;
• Apelo de marketingpara manter ou ampliar mercados;
• Exigências do mercado internacional;
• Perspectivas de ganhos para a imagem da instituição;
• Pressões da comunidade, de entorno ou de ONGs e ações judiciais movidas por estas;
• Percepção de possibilidades de redução de desperdícios e custos de controles ambientais;
• Interesse em financiamentos incentivados;
• Garantia do cumprimento das exigênciaslegais;
• Percepção de tendências mundiais de mercado.
Baseado nisso, evidencia-se que a maior motivação não tem fundamento intrínseco, focado apenas nos benefícios que o SGA possa trazer para dentro da empresa, para a melhoria de seu sistema produtivo ou para redução de custos, mas também nas exigências externas (clientes, fornecedores, órgãos ambientais) ou fatores de contorno, como incentivos...
tracking img