Implantacao banco de horas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A implantação do Banco de Horas: Estratégia de redução de custos?

Resumo

Palavra Chave:

1. Introdução

Segundo Pizzolato (2000), o uso da Contabilidade Gerencial é opcional e, se for questionada a duplicidade da informação de registros, pode-se argumentar que os Princípios devem ser obrigatoriamente seguidos para efeitos legais, estatísticos, fiscais e de ContabilidadeFinanceira, enquanto os registros gerenciais são feitos a partir de necessidades internas concretas que se justificam. Ainda segundo o autor, a Contabilidade Gerencial, coloca seu foco nos segmentos específicos da organização, como departamentos, produtos, atividades, funções etc. Esses eventuais objetivos exigem o rateio de custos totais sobre tais segmentos da empresa, problema irrelevante naContabilidade Financeira.
Com os crescentes avanços tecnológicos, a informação eleva seu nível de importância para os gestores no que diz respeito à tomada de decisão. Essa facilidade de acesso à informação altera as relações de trabalho, despertando o interesse a estudiosos do assunto, conforme relata Gil (2007, p.19). O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou a informação em seu AnuárioEstatístico RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) que, o salário médio do mês de dezembro de 2007, do trabalhador brasileiro era de R$ 1.301,87. Neste mesmo período, o país possuía quase 38 milhões de trabalhadores formalmente registrados, dados estes que refletem a importância de estudos no sentido a minimizar os impactos dos rendimentos com pessoal no resultado final da organização.Dentre os vários custos de pessoal, a hora extra merece atenção, não apenas pelos valores desembolsados diretamente para o seu pagamento, mas também pelos reflexos que este provoca. O chamado “banco de horas” é uma possibilidade de ao invés do dinheiro, utilizarem-se horas de folga para o pagamento das horas extras. O “banco de horas” surgiu em 1998, com a Lei 9.601, que alterou o art.59 da CLT epermitiu que as horas extraordinárias fossem compensadas em até 120 dias. Em 2001, com a Emenda Constitucional 32/2001, é que passou a ser exigidos pelos órgãos competentes.
O banco de horas é um sistema de compensação de horas por folgas, bastante flexível, que precisa da autorização do sindicato de classe, através de um acordo coletivo específico prevendo as regras dessa compensação eapuração. De posse dessa autorização, o empregador pode utilizar com todos os trabalhadores, independentemente da modalidade de contratação, se por prazo determinado ou indeterminado, desde que regidos pela CLT.
Este estudo tem como objetivo descrever o processo de apuração de horas extras e seus reflexos, bem como, como a implantação do chamado “banco de horas” e, como estas variáveis afetam oresultado econômico da empresa. Estas informações possibilitam ao empregador um melhor aproveitamento das horas dos seus empregados, pagando as horas extras realizadas em momentos de pico, pelas horas de folga dos momentos de diminuição dos serviços.

2. Metodologia

A análise a ser realizada no projeto trata-se de uma pesquisa do tipo experimental com abordagem quantitativa, concentrada emuma análise documental. Baseado em análise de quantidades das informações para que os resultados constituam-se medidas precisas e confiáveis do objeto de estudo.
Segundo Cervo e Bervian (2002, p. 66) “a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlacionam fatos ou fenômenos (variáveis). Procura descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação econexão com outros, sua natureza e características”.
Os dados serão submetidos a tratamentos estatísticos, identificando e sintetizando os resultados da análise, que conduzirão à comprovação ou rejeição da questão proposta.

3. Referencial teórico

Estratégia Competitiva

De acordo com Porter (1991), estratégia competitiva “é a busca de uma posição competitiva favorável, a arena...
tracking img