Implantaçao do servidor samba - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIDOR SAMBA: ESTUDO DE CASO MICROWAY INFORMÁTICA

Denis Ferreira da Silva Rosa
Luis Henrique da Silva
Prof. Paulo Roberto Galego Hernandes Junior

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o Samba, servidor de arquivos e intermediador de redes mistas entre o Linux e Windows. O acesso aos dados armazenados em computadores torna-se essencial, pois sãoresponsáveis para o bom andamento da organização. O contexto a ser utilizado é a rede de computadores da escola Microway Informática, onde além da implementação do Samba é estabelecida uma política de controle de acesso pra garantir a integridade e confidencialidade dos dados armazenados no servidor para que não sejam perdidos por falha humana ou de hardware.

Palavra Chave: Servidor de Arquivos, ServidorSamba, Controle de Acesso.

INTRODUÇÃO

Atualmente é muito comum em um ambiente de rede, seja este corporativo ou não, fazer uso de vários sistemas operacionais distintos se comunicando e compartilhando vários recursos como arquivos, impressoras, discos rígidos entre outros. Este ambiente de rede é conhecido como ambiente de rede heterogêneo ou somente rede heterogênea pelo fato de ocorrerem várias plataformas diferentes integrando esta rede. Dentre os mais utilizados estão a rede entre as plataformas Windows e Linux, porém o Samba é o intermediador entre um ambiente de compartilhamento de arquivos em sistemas diferentes. A respeito do Samba, Justo (2006), apud de Sica; Uchôa; Simeone, (2003) afirma que:

A integração do Linux com redes Windows é feita via protocolo CIFS (CommonInternet File System), também conhecido como SMB (Server Message Block). A implementação do CIFS para Unix é conhecida como SAMBA. Entre os serviços providenciados pelo CIFS e suportados pelo SAMBA, encontra-se:
* compartilhamento de arquivos;
* compartilhamento de impressoras;
* autenticação e autorização;
* resolução de nomes;
* anúncio de serviços (browsing).

O nome"Samba" originou-se de uma busca no dicionário Ispell por palavras que possuíssem as letras S, M e B, de "Server Message Blocks", onde a busca retornou apenas as palavras "salmonberry", "samba", "sawtimber" e "scramble", de forma que a escolha do nome acabou sendo óbvia. (MORIMOTO, 2010).
Seu surgimento resultou da combinação de três fatores recentes na computação, ou seja: necessidade decompartilhamento de arquivos; Unix, e mais atualmente Linux x Windows, ou estabilidade e robustez x popularidade; necessidade de conjugar duas plataformas tão antagônicas e Redes de Computadores: rápida proliferação de redes locais (LAN).
Boas (2005) afirma que com esse sistema é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso no nível de usuário, compartilhamento de arquivos, servidor dedomínio, impressão, dentre outros. O controle de acesso e exibição de diretórios nesse sistema é mais desenvolvido e personalizável que no próprio Windows. Desta forma, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Vista, Seven, Server 200X).
Na consecução desta pesquisa será apresentado um estudo decaso sobre uma escola de informática com cerca de 500 alunos onde se encontra um ambiente heterogêneo, em que o Samba está sendo utilizado como um servidor de arquivos. O sistema é o Linux Red Hat versão 6 que não recebe mais suporte do fabricante, o que o torna obsoleto para atender a demanda do local, apresentando problemas em relação a segurança quanto aos controles acessos, alteração eexclusão indesejada dos arquivos e pastas dos usuários. Pode-se citar como exemplo, um aluno que tem acesso a um ambiente compartilhado onde estão as pastas e arquivos de outros alunos dentro deste servidor, assim sendo, estes estão sujeitos a todo tipo de alteração não autorizada ou até exclusão. Além disso, quando um novo aluno ingressa na escola, é criada a sua pasta neste ambiente compartilhado,...
tracking img