Implantação do sistema 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

“ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE BARRA MANSA”

CLÁUDIA VALENTE BITENCOURT

VOLTA REDONDA – RJ

2009

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DEADMINISTRAÇÃO

“ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE BARRA MANSA”

CLÁUDIA VALENTE BITENCOURT

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da UFF-Universidade Federal Fluminense, como parte das exigências para a obtenção do título deBacharel em Administração.

Professor orientador: MSc. Cristiano Souza Marins

VOLTA REDONDA – RJ

2009

ii

“ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE BARRA MANSA”

CLÁUDIA VALENTE BITENCOURT

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, daUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. M.Sc. Cristiano de Souza Marins

Comissão examinadora:

____________________________________________________________

__ Prof. M.Sc. Cristiano de Souza Marins Universidade Federal Fluminense

_______________________________________________________________ Profª. Fabrícia de Farias da Silva Universidade Federal Fluminense

____________________________________________________________

___ Prof. M.Sc. Ricardo Thielmann Universidade Federal Fluminense

iii

Dedico o presente trabalho a meus queridos pais, Léa e Agostinho, pelo incentivo e o suporte, fatores fundamentais para a realização de mais este grande sonho.

iv

AGRADECIMENTOSAgradeço primeiramente à Deus, por sua presença constante durante esta longa caminhada. Pelo conforto, serenidade e força que não me deixaram sequer imaginar a desistência. Meu mais profundo agradecimento aos meus pais, responsáveis pela minha formação anterior, que me guiaram em meus primeiros caminhos, base de conquista desta vitória. Pela dedicação incondicional, em que muitas vezes sóadormeciam após minha chegada da faculdade tarde da noite. Agradeço ainda ao meu irmão Augusto pelo simples fato de existir e ter sido um ótimo exemplo a seguir e hoje colho os frutos de um dia ter tentado ser como ele. Agradeço ao meu namorado, Gustavo Periard, agradeço pelo companheirismo, amizade, sabedoria, incentivo e orientação durante toda a criação deste trabalho. Pelos momentos em que acompreensão era fundamental e por nunca tê-la deixado faltar. Meu sincero obrigado aos amigos Ronaldo Zanetti e Marcus Vinícius Canellas pelo grande incentivo que me fez ingressar na faculdade em que hoje me formo. Agradeço ao meu professor e orientador deste trabalho, Cristiano Marins, pelos conhecimentos transmitidos, pela atenção e dedicação que tanto precisei. Não poderia deixar de agradecer aos meusamigos Carla Carminda, Carlos Henrique, Sinuê Coelho e Talita dos Prazeres pela compreensão, pelos momentos de descontração em que puderam amenizar as tensões inevitáveis e principalmente pela parceria em praticamente todos os outros trabalhos realizados durante a graduação. Por fim agradeço aos demais amigos e familiares que puderam de todas as formas contribuir nesta etapa inesquecível em minhavida.

v

LISTA DE FIGURAS E GRÁFICOS

Figura 1: Classificação do desempenho de uma empresa “X” à luz dos múltiplos critérios....17 Figura 2 – Definição das Fronteiras..........................................................................................18 Figura 3: Oficina mecânica do setor GIF antes do 5S..............................................................47 Figura 4:...
tracking img