Implantação de sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE INFORMAÇÃO:
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em disciplina Introdução em Sistema de Informação, apresentado ao Prof. Marcos Alexandre, 1º Período, do Curso Sistema de Informação da Faculdade UCL – Centro Leste.



Serra — junho de 2009
SUMÁRIO

Introdução 3
1 Contextualização 4
1.1 Sistema de Informação e a Competitividade 5
1.2 OSistema De Gestão Empresarial 5
2 Estruturando A Empresa 7
2.1 Sistema de Informação e a Competitividade 7
2.2 Visão Anterior e Funcionamento 7
3 Objetivos da implantação do novo módulo de ERP____________________________8
Conclusão 9
Bibliografia 10

INTRODUÇÃO

O atual trabalho tem por objetivo descrever a atividade do Grupo Empresarial Bertin, mapeando seus negócios, descrevendo orelacionamento entre esses negócios e propor uma solução tecnológica com uso de um sistema de ERP.

A seguinte pesquisa tem com foco a unidade de produção de alimentos, apresentando as dificuldades encontradas no sistema de ERP, devido o crescimento da empresa e propor a implantação de novos módulos de ERP afim de solucionar os problemas de clientes.

1 CONTEXTUALIZAÇÃO

O grupoBertin é uma empresa 100% nacional atuando no segmento de agroindústria, infra-estrutura e energia. Com sua sede no estado de São Paulo atende além do mercado interno mais 80 países, nos cinco continentes. Na agroindústria a empresa está organizada em seis divisões de negócio: Agropecuária, Alimentos, Couros, Equipamentos de Proteção Individual, Higiene e Beleza e Produtos Pet.

Em infra-estruturao Grupo Bertin está estabelecia nas ares de Construção Civil e Concessões de Rodovias e Saneamento Básico.

No segmento de Energia Rodoviária, atual com pequenas centrais Hidrelétricas e Usinas de Biodiesel e Álcool, contando ainda com um Resort.

O grupo Bertin conta com três principais ramos de atividades – Agroindústria, infra-estrutura e energia. A agroindústria está dividida em seisgrupos, como Agropecuária, Alimentos, Couros, Equipamentos de Proteção Individual, Higiene e Limpeza e Produtos Pet.

Podemos destacar as seguintes áreas de atuação e suas unidades indústrias.

 Agropecuária – Uma unidade atuando no departamento genético.
 Alimentos – com cinco unidades industriais localizadas próximo aos grandes centros produtores do país: São Paulo, Mato Grosso do Sul, MinasGerais e Goiás. Essa proximidade tem por objetivo o melhor acompanhamento do processo de produção dos alimentos, que vai da compra do grado até a comercialização do produto final.
 Couros - conta com dez unidade industriais.
 Segurança – Três unidades industriais.
 Higiene e Limpeza – Uma unidade industrial
 Produto para animais – Quatro unidades industriais.

1.1 SISTEMA DEINFORMAÇÃO E A COMPETITIVIDADE

No atual contexto da globalização da informação associada a uma maior competitividade entre as empresas e comércio e ao fenômeno da internet, estabeleceu a chamada era da informação. Onde o espaço e o tempo entre as informações é zero. Nesse sentido a necessidade de atender as novas aplicações, os novos modelos de mercado, o Sistema de Informação tem como objetivo promovera tomada de decisão de maneira clara e concisa, estabelecendo dessa forma um tripé que contempla as dimensões: Pessoal, Mercado e Empresa.

Tudo isso gerenciado por coleta de dados, a quais foram gerados pelos relacionamentos, ações estratégicas e impactos sensoriais das entidades em função dos objetivos estratégicos.

A análise de desempenho, a transparência dasinformações coletadas e um planejamento adequado, são conceitos gerenciais que se bem praticados contribuem para a realização bem sucedida dos objetivos empresariais. Á media que os Sistemas da Informação têm crescido e a pressão dos mercados tem propiciado inovações nas empresas, os atuais relatórios de informação, têm se mostrado insuficientes para a tomada de
decisão eficaz....
tracking img