Impermiabilizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pavimentos asfálticos todas as construções que têm como finalidade a livre circulação de veículos à sua superfície e em que o acabamento é realizado em asfalto. Englobam-se assim todos os pisos que sirvam de estacionamento, quer se encontrem no interior do edifício quer no topo do mesmo. Existem para estes casos soluções próprias como é o caso da membrana de betume plastómero, da membrana líquidaà base de resinas e ainda a membrana líquida de poliuretano.
1 Membrana de betume à base de plastómeros

As membranas de betume à base de plastómeros podem apresentar na sua constituição resinas polipropilénicas com base em polipropileno a táctico (APP) ou então com base em polímeros nobres.
CONDIÇÕES PARA A APLICAÇÂO
* a superfície deve encontrar-se seca, firme, regular, limpa e isentade materiais soltos
* A ausência de humidade no suporte é necessária para que a ligação entre a membrana e o suporte seja a melhor possível
* A sua regularidade é importante para que o resultado final seja uma membrana única perfeitamente regular e nivelada sem deformações que com o passar do tempo se podem agravar comprometendo a eficiência da impermeabilização
MODO DE APLICAÇÃO
*Numa fase anterior à sua aplicação deve ser colocado em todo o suporte, um primário betuminoso para que as forças de ligação entre a superfície e a membrana sejam fortalecidas. Posteriormente procede-se ao aquecimento da membrana, com o auxílio do maçarico, à medida que se vai procedendo à sua colagem, as sobreposições devem ter uma largura mínima de 10cm e são também coladas com o recurso aomaçarico.

2 Membrana líquida
Existem dois tipos de membranas líquidas no mercado que são possíveis de aplicar quando se está a proceder à impermeabilização de pavimentos asfálticos e são eles; membrana líquida à base de resinas, membrana líquida de poliuretano.
* A membrana líquida à base de resinas è um produto de duas componentes à base de resinas epoxídicas e endurecedores em dispersão aquosa,combinados com monómeros derivados do carvão fóssil.
* A membrana líquida à base de poliuretano é feita a partir de uma combinação de poliuretano.

* Deve ser aplicado sobre superfícies que se encontrem em perfeitas condições assegurando desse modo uma ligação eficaz entre o suporte e membrana. Mais concretamente a superfície deve encontrar-se seca, firme, regular, limpa e isenta demateriais soltos.
Na altura da aplicação a temperatura ambiente deve estar entre os 8℃ e os 40℃ de modo a garantir que a membrana líquida não sofra alterações das suas propriedades. A humidade relativa do ar e do suporte não deve ser superior a 60%.
A aplicação da membrana líquida à base de resinas pode ser realizada manualmente com rolo de pêlo ou trincha ou então mecanicamente com pistola deprojecção.
* Deve-se ter uma superfície sólida com uma resistência à compressão mínima de 25 N/mm2 bem como uma resistência à tracção superficial mínima de 1,5 N/mm2. A superfície deve ainda encontrar-se completamente seca.
No que se refere ás condições atmosféricas estas limitam os valores da temperatura a um intervalo que vai dos 8ºC aos 40 ºC e a humidade relativa a um valor máximo de 85%.CRITÉRIOS DE SELECÇÃO
Os principais critérios a ter em conta quando se está a proceder à escolha da solução de impermeabilização, no caso dos pavimentos asfálticos, são os custos, a durabilidade e a resistência mecânica, sendo-lhes associada uma cotação entre 1 e 5 pontos.
Os restantes critérios que são o estado da base e as condições atmosféricas, a facilidade de aplicação e finalmente otempo de cura. Para estes casos temos uma classificação que varia entre 1 e 3 pontos.
Intervalos dos custos
1 – ] 25,6; 30];
2 - ]21,2; 25,6];
3 - ] 16,8; 21,2];
4 - ] 12,4; 16,8];
5 - ]8 ; 12,4].
3.1.1 Condições da base e atmosféricas

Em relação ao estado da base e às condições atmosféricas que se devem verificar durante a...
tracking img