Impermeabilização de piscinas e reservatórios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




A desfavorável luta em busca da estanqueidade em construções, deu-se início no período entre 3200 a 540 A.C. na Mesopotâmia onde, egípcios e Babilônios construíram seus aquedutos, já pensando em como evitar vazamento d’água. Nos dias atuais, apesar de um grande avanço tecnológico, deve-se ter em mente que a impermeabilização é uma necessidade e alguns conceitos devemser levados em consideração.

A impermeabilização passou a ser obrigatória, devendo constar em projeto para qualquer tipo de construção, a partir de dezembro do ano de 2003 quando ocorreu uma nova análise da NBR 9575 (ABNT, 2003). Desse modo, qualquer construtor ou incorporador que queira ter sua planta aprovada na prefeitura deverá se preocupar com esses cuidados na obra. O que eraapenas um cuidado do construtor passou a ser uma obrigação. Já não era sem tempo, pois as patologias mais comuns na construção civil como degradação da argamassa, da pintura e dos revestimentos, bolor e fissuras se devem na maioria dos casos por impermeabilizações malfeitas.

As impermeabilizações, de modo geral, se destinam a promover a proteção das edificações e construções contra adeterioração, degradação e o aparecimento de diversas patologias, que ocorrem pela penetração de líquidos, vapores e gases de substâncias agressivas que existem na atmosfera, em fumaças poluentes, no solo ou em estocados em depósitos artificiais ou naturais.

Tal proteção está relacionada a qualquer tratamento executado nas edificações e construções, especialmente aquelas formadas porestruturas em concreto, incluindo-se aí as superestruturas, infraestruturas, alvenarias, pavimentações, coberturas, revestimentos e outros elementos externos e internos, com o fim de protegê-las contra a penetração de líquidos, assim como de vapores de umidade para o seu interior.

Os tratamentos protetores estão associados ao bem estar, à saúde dos usuários das edificações e ao patrimôniosocial como um todo, vez que impedem a proliferação de enfermidades nos usuários, evitam a instauração e proliferação de anomalias nas estruturas e demais elementos que constituem as edificações.

Cunha; Neumann (1979) afirmam que para atingir o objetivo final da estanqueidade total, o processo tem, por força, de ser indicado no projeto. Para qualquer tipo de construção, deve-sepreocupar com os problemas de impermeabilização já durante a fase de elaboração do projeto. É corrente a prática de deixar as soluções desses problemas para serem resolvidos pelo construtor, quando na realidade deveriam fazer parte integrante do projeto.

Assim, a escolha do sistema de impermeabilização mais adequado é em função da forma de atuação da água sobre o elemento da edificação e docomportamento físico dos elementos sujeitos a ação da água. Desse modo, os sistemas de impermeabilizações adotam mais de uma solução, pois é comum ocorrerem mais de uma forma de atuação da água numa mesma situação.

De todo modo, a melhor solução é prever, ainda na fase de projeto os problemas que poderão surgir ao longo do tempo, caso o projeto de impermeabilização não seja seguidoeficientemente, levando-se em conta que a correção de problemas após a ocupação e uso será sempre mais complicada e com custos mais elevados, porque alguns problemas envolve a remoção e a recolocação de materiais de acabamento e até mesmo a recuperação de estruturas.

Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um revisão de literatura, evidenciando patologias decorrentesde infiltração, mostrando a possível relação entre a não ou a má impermeabilização de piscinas e reservatórios.

O trabalho está estruturado em três capítulos: no primeiro capítulo discute-se sobre impermeabilização, conceitos, classificação e patologias decorrentes das falta de impermeabilização, no segundo capítulo, impermeabilização de piscinas, critérios de escolha do sistema de...
tracking img