Imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Império Romano 

Império Romano











ALUNO: Mariana Monteiro







ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1
2. Império Romano 2
3. Principais Imperadores 3
4. Conclusão 6
5. Referencia Bibliográfica 7

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a função de explicar o Império Romano.
A península Itálica assume uma posição geográfica privilegiada: localizada ao centrodo Mediterrâneo, tendo o mar Adriático a leste e o mar Tirreno a oeste. Por volta do 2º milênio A.C, vários povos começaram a habitar o centro da península: sabinos, latinos etc. Os Etruscos ocuparam o norte.
As origens de Roma estão associadas à construção de um agrupamento de aldeias latinas ao longo do Rio Timbre nos séculos VII e VI a.C, sob influência etrusca. Existe também uma explicaçãolendária: Roma teria sido fundada pelos irmãos Remo e Rômulo, que, após serem salvos do Rio Timbre por uma loba, teriam iniciado a construção da cidade.

*
Império Romano
As origens do Império |
|
Duas figuras dominaram o fim do regime republicano e o início do Império: Julio César e Augusto. Julio César foi um político e general brilhante que usou os problemas de Roma ao seubenefício. Primeiro, ele formou uma aliança de governo com os cônsules Pompeu e Crasso, chamada de O Primeiro Triunvirato. Depois, após a morte de Crasso, ele declarou a guerra a Pompeu no senado para ganhar o controle total de Roma. Seu erro foi se proclamar ditador – uma decisão que o levou a ser assassinado.Esse fato levantou mais 14 anos de guerra civil entre o herdeiro de César, Augusto e MarcoAntonio, o segundo no poder. Ao vencer Antonio em Actium, em 31 a.C., Augusto conquistou o poder de Roma. Brilhantemente, Augusto não se proclamou ditador como Julio César, mas foi através da formação do Principado que ele conquistou o poder vitalício, fazendo o senado pensar que tinha algum poder de mando. O Império havia sido criado. |
O crescimento do Império |
|
|
No século I d.C, após oreinado de Augusto, houve um tempo de grande expansão imperial, que cresceu através de conquistas ou subordinações. Mas no século II d.C. alguns territórios instáveis foram entregues pelo Imperador Hadrian para facilitar sua administração. Cada província tinha seu próprio governador e constituição, e era até certo ponto autogovernada.O império rendeu grandes benefícios econômicos a Roma, que cresceurica com os impostos (principalmente dos grãos) vindos das províncias. Isso financiou um programa ambicioso de obras públicas em Roma, permitindo a suavização dos impostos aos moradores da cidade.A vasta extensão do Império simbolizou a difusão da grande influência de Roma. Sua língua, arquitetura, cultura, engenharia e comida deixaram sua marca até os dias de hoje. Somente na Bretanha, porexemplo, devemos agradecer aos romanos pelas estradas, repolhos e ervilhas, erva-de-passarinho, banheiros, concreto e faróis, entre outras coisas. |
O declínio parece haver começado dentro do próprio Império no século IV a.C. A cada dia, ficava mais difícil proteger o imenso território e o exército tinha de utilizar seus recursos para conter as invasões bárbaras nos séculos III e V d.C. A economiacomeçou a sofrer os efeitos das invasões, pois o dinheiro para as construções públicas e cerimônias era desviado para o exército.
O aumento do cristianismo também teve um impacto semelhante. Os aristocratas e pessoas cultas optavam pela igreja no lugar da política, debilitando assim a liderança romana. As pessoas abandonaram os templos e foros de Roma e começaram a migrar para novas igrejas nassaídas da cidade.
No século V d.C. o Império estava em pedaços. Em 455 d.C, os vândalos saquearam Roma. E em 476 d.C, o último Imperador, Romulus Augustulus, abdicou ao trono. O Império Romano chegava ao fim no oeste, mas continuou no leste até o século XV.
*
*
*
Principais Imperadores
Nome: Otávio Augusto (primeiro imperador de Roma)
Local de Nascimento: Roma
Reinado: 27 a.C a...
tracking img