Imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Gilberto Cotrim
Titulo do capítulo: O império
Nome da coleção: Historia Global: Brasil e Geral volume 1

O Império

Em meados do século II, o império Romano atingiu sua máxima extensão cerca de 4 milhões e quilômetros quadrados, quase metade do território brasileiro atual. Sua atividade comercial se desenvolvia com a existência de uma moeda comum, haviam diversas estradas queinterligavam os impérios. Isso se sucedeu porque se estabeleceu um novo governo em Roma, formado por Marco Antonio, Otavio Augusto e Lépido. Aconteceu uma grande luta política e militar. Dessas lutas Otavio Augusto saiu vitorioso, tornando-se o principal governador de Roma, acumulando titulo e poderes.
Também neste período houve a liberdade de diversos escravos, onde alguns se tornaram colonos,ligados a terras dos senhores, e outros ex-escravos enriqueceram e se tornaram cidadões romanos .
Apartir do século III, o Império Romano entrou em um longo período de crise, por falta de mão de obra, por diversos gastos, e por um grande aumento da população. Com a morte do imperados romano Teodósio, o império fio dividido entre seus filhos Honório recebeu o Império Romano Ocidental, com sede emRoma, Arcádio, o Império Romano Oriental, com sede em Constantinopla. Com essa divisão pretendia-se melhoraras condições do Império.
O glossário do capitulo é uma forma para que o aluno tenha melhor entendimento do conteúdo. Há linguagem no conteúdo, porque a História depende de entendimento. Este conteúdo pode ser trabalhado através do texto e imagens ilustrativas.

Autor: Claudio VicentinoTitulo: História Geral
Coleção: 3
Titulo do Capitulo : O império

Queda do Império Romano

Queda do império Romano refere-se ao fim do império Romano do Ocidente, ocorrida em 476 d.C. com a tomada de Roma pelos hérulos, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino. A queda do Império Romano do Ocidente fio causada por uma serie de fatores, entre os quais as invasõesbárbaras que causaram a derrubada e final do estado.
Durante os séculos I e II, o sistema econômico do Império Romano era o mais avançado que já havia existido e que viria a existir até a revolução industrial. Mas o seu gradual declínio durante os séculos II, IV e V, contribuiu para a queda do império.
A crise econômica, resultou na diminuição de receitas para cobrir os gastos com a manutençãoburocrática e do exército. Ao lado disso, houve uma nítida diminuição de área cultivada, devido a falta de mão de obra, o que veio a encarecer os produtos. Ao mesmo tempo, o Estado desenvolvia a moeda, devido à diminuição de metais nobres, como ouro e prata.
A volta para a economia rural de subsistência fez com que a população rural se isolasse em vilas para poder enfrentar a crise geral do impérioOutra vertente que contribuiu para sua queda foi a diversificação cultural que Roma se tornou após o contato com as colônias e com a naturalização dos bárbaros, fato que possibilitou a população insatisfeita duvidar da influencia dos deuses nas decisões políticas, explicações que legitimava o poder do imperador.
Na literatura destacam-se Cícero, o maior orador romano; Virgilio, autor de Eneida, TitoLívido autor de História de Roma.
A arquitetura destacou-se pela grandiosidade de sua obras: aquadutos, estradas e muralhas que sobreviveram com o tempo.
A política romana só era usada no Império Romano, a capital do Império era Roma.A política Romana é usada ainda nos dias de hoje .
Na assembleia Romana os Romanos se reuniam para conversar de assuntos a ver com Roma e o Império Romano comoataques de guerra.
Os romanos tinham leis e um senado, que era um grupo formado pelos principais cidadões de Roma que davam conselhos e faziam cumprir leis.

Autor : Gilberto Cotrim
Historia Global
Brasil e Geral Volume 1.
Gilberto Cotrim 2010

O Império
Apogeu e declínio de Roma
Roma foi uma das maiores cidades do mundo antigo. No século II sua população era de aproximadamente 1,2...
tracking img