Imperio de benin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Benim, oficialmente designado como República do Benim (em francês: République Du Bénin), é um país da região ocidental da África limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria, a sul pela Enseada do Benim e a oeste pelo Togo.
A capital constitucional é a cidade de Porto-Novo, mas Cotonou é a sede do governo e a maior cidade do país. O país tem 112 622 km² e uma populaçãode quase nove milhões de habitantes (2009). Do século XVII ao século XIX, Benin foi governada pelo Reino de Daomé. Esta região foi referida como a Costa dos Escravos, desde as do século XVII devido ao grande número de escravos embarcados para o Novo Mundo durante o tráfico negreiro transatlântico. Após a escravidão ser abolida, a França tomou conta do país e rebatizou Daomé francês. Em 1960,Daomé ganhou a independência total da França, trazendo um governo democrático para os próximos 12 anos. Antiga colônia francesa, o país alcançou independência em 1 de agosto de 1960, com o nome de República de Daomé. Em 1975 o país adotou o atual nome de Benim, em razão de o país ser banhado a sul pela Baía de Benim.
Etimologia
Durante o período colonial e no momento da independência, o país foiconhecido como Dahomey. Foi rebatizado em 30 de novembro de 1975, para Benin depois que o corpo de água em que o país se encontra - o golfo de Benin - que, por sua vez, tinha sido nomeado após o Império do Benim. O país de Benin não tem ligação direta a Benin City da Nigéria moderna, nem para os bronzes de Benin.
O novo nome, Benin, foi escolhido pela sua neutralidade. Dahomey foi o nome do ex-Reinodo Daomé, que cobria apenas o terço sul do país presente e, portanto, não representam o setor noroeste Atakora nem o Reino de Borgu, que cobria a terceira do nordeste.
História
O território onde o Benim se situa era ocupado no período pré-colonial por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa foi a do reinado Fon de Daomé. A partir do século XVII, os portugueses estabelecementrepostos no litoral, conhecido então como Costa dos Escravos. Os negros capturados eram vendidos no Brasil e no Caribe. No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé.
No tratado franco-alemão de 1897 e no anglo-francês de 1898 ficaram fixos oslimites definitivos da colônia. Em 1904 integra-se na África Ocidental Francesa. O atual país é o resultado artificial da expansão colonial francesa que uniu os antigos reinos do povo Fon (Daomé e Porto Novo) com numerosos povos do interior, formando a colônia de Dahomey (Daomé).
Independência
O país conseguiu a independência da França em 1 de agosto de 1960 (tal como muitos outros países africanosnessa década), sob a denominação de Daomé ("Dahomey"). O seu primeiro presidente foi Hubert Maga, que foi destituído três anos depois. A partir de 1963, o país mergulha na instabilidade política, com seis sucessivos golpes militares.

Período marxista
Em 1972 um grupo de oficiais subalternos tomou o poder e instituiu um regime esquerdista, liderado pelo major Mathieu Kérékou, que governariaaté 1990. Kérékou nacionalizou companhias estrangeiras, estatizou empresas privadas de grande porte e criou programas populares de saúde e educação. A doutrina oficial do Estado nessa altura foi o marxismo-leninismo, mas a agricultura e o comércio permaneceram em mãos privadas. Em 1975, o país passaria a designar-se República Popular do Benim. O regime político entra em crise na década de 1980, e ogoverno recorre a empréstimos estrangeiros. Uma onda de protestos, em 1989, leva Kérékou a promover uma abertura política e econômica. Com a instituição do pluripartidarismo, surgem mais de cinquenta partidos. Nicéphore Soglo, chefe do governo de transição formado em 1990, é eleito presidente em 1991.
Geografia
Em seu estreito de norte a sul da África Ocidental é cortado pela Linha do Equador...
tracking img