Imperio Bzantino

1476 palavras 6 páginas
O Império Bizantino segunda-feira, 9 de agosto de 2010
O Império Bizantino teve inicio em 330, ano em que o imperador Constantinus I, mais conhecido como Constantino, definiu a cidade de Bizancio como a capital do império romano do oriente. A civilização bizantina preservou para a cultura universal grande parte dos conhecimentos do mundo antigo, documentos relativos ao direito romano, fonte das normas jurídicas contemporâneas e a literatura grega.
Enquanto o Império Romano do Ocidente de ruralizava, o Oriente se desenvolvia cada dia mais em aspectos tecnológicos e econômicos.
As camadas mais pobres da sociedade bizantina viviam imensamente melhor que a plebe ocidental, as religiões em dado momento se diferenciaram, enquanto no ocidente havia os católicos no oriente havia os ortodoxos. Fatos como esse tiveram grande influencia para que o Império Bizantino se tornasse a Nova Roma.

Antes de Roma cair em completa decadência seu território foi dividido em Império Romano Ocidental com sua capital em Milão e Império Romano Oriental com sua capital em Constantinopla, no ano de 395. No Ocidente o império se fragmentou em diversos reinos bárbaros e o poder estava nas mãos dos senhores feudais enquanto no Oriente se consolidou a civilização bizantina com o imperador tendo o poder centralizado.

Cultura

O Império Bizantino englobava a Grécia, o Egito e outras regiões de cultura helenística. Por essa razão, o helenismo predominou em Constantinopla e o grego transformou-se em língua oficial a partir do século VII d. C., a cultura e a educação eram imensamente valorizadas, a sociedade era muito ligada à fé cristã.
A cultura bizantina reproduzia um enorme poder romano, grego e oriental. A cultura coordenava o luxo e a riqueza do Oriente com o equilíbrio e a sobriedade dos romanos. Uma das grandes artes está nas igrejas, coroadas por majestosas cúpulas, distintas do estilo das basílicas romanas.
Uma das mais importantes construções da arquitetura

Relacionados