imperio bisantigo

803 palavras 4 páginas
Política
A organização política do Império Bizantino está caracterizada pela Monarquia hereditária, teocrática e cesaropapista. O governo é extremamente centralizador e intervencionista. Há um controle rígido do Imperador sobre a Igreja, exército, corte, administração, sistema fiscal e econômico. Seu centro político era Constantinopla, pois comandava uma vasta região e muitos povos. Vejamos com mais detalhes a vida politica dos Bizâncios.
Em 457 tem o início a Dinastia Leonina. Entretanto, em 527, o Império de Justiniano é que mais vai se destacar, pois é com ele que o Império Bizantino viverá seus melhores dias. Para ter uma melhor governabilidade aprimorou as leis do Império Bizantino e assim surgiu o Corpus Júris Civilis, que era marcado por:
•Código Justiniano – Conjunto de todas as Leis.
•Digesto ou Pandecta – Comentários, opiniões dos juristas romanos.
•Institutas – Resumo de todas as leis para estudantes
•Novelas ou Autênticas – Novas Leis.
Os objetivos de Justiniano eram:
• Unir o Oriente com o Ocidente por meio da Religião, para tanto se fazia necessário vencer e superar as diferenças doutrinárias e acabar com o paganismo.
•Buscar um desenvolvimento arquitetônico e cultural.
•Para tanto se fazia necessário o aumento de impostos.
Com a morte de Justiniano inicia-se a lenta decadência do Império. Isto porque os sucessores não conseguiram manter o esplendor que Justiano teve outrora. O Império também começou a enfraquecer com ataques externos.

Economia
A Economia teve um importante papel na salvação do Império Bizantino, pois este só sobreviveu devido a intensa prática de comercio marítimo em que os Bizancios estavam relacionados. Somada a atração de muitas riquezas do Ocidente durante o apogeu da crise do império Romano e melhores condições para enfrentar a Invasões Bárbaras.
O comércio era fonte de renda do império. Sua posição estratégica entre Ásia e Europa serviu de impulso para esse desenvolvimento comercial, uma vez que se localizava

Relacionados