Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo no século XIX

- A Ásia na rota imperialista

O continente asiático abrigou importantes sociedades e vários impérios.
Esses povos estabeleceram, ao longo dos séculos, intenso comércio - interno e também marítimo - entre diversas regiões.
Ao longo da Idade Moderna, a atividade comercial asiática acabou influenciada pela atuação europeia e, no século XIX, submetida, em sua maiorparte, às potências colonialistas.
Com o fim do tráfego de escravos africanos e a necessidade de trabalhadores em áreas produtivas ocidentais, as potencias colonialistas recorreram em média significativas, aos “trabalhadores contratados” asiáticos, especialmente chineses e outros povos do sudeste asiático.

- Dominação e resistência na Ásia

À Índia que já foi dominada pelos portugueses,holandeses e franceses, em 1763, com o final da Guerra dos Sete anos, que passou ao domínio da Inglaterra, sob o qual permaneceu por quase 200 anos.
Até a chegada dos ingleses, mais da metade das exportações da Índia era de tecido de algodão. Essa situação provocou a destruição da produção indiana tradicional, impondo à Índia a posição de – exportadora da matéria-prima para a metrópole e deimportadora de tecido pronto.
A guerra dos Sipaios, foi violentamente reprimida. Em 1879, a Índia deixou de ser um protetorado inglês e passou a fazer formalmente parte do Império Britânico. A rainha Vitória foi coroada imperatriz da Índia, sendo assessorada por um vice-rei indiano.

- A China

O grande pais do Extremo Oriente mantinha-se afastada das relações comerciais com o Ocidente. A aberturacomercial chinesa foi conseguida graças a pressões estrangeiras e vários conflitos, especialmente a Guerra do Ópio , tratava com a Inglaterra.
Em 1839 , o governo chinês proibiu a comercialização do Ópio , confiscando e destruindo perto de 20 mil caixas do produto , pertencentes ao representante britânico local. A Inglaterra reagiu , declarando guerra à China Derrotada após três anos , esta foiobrigada a abrir vários dos seus portos ao comercio internacional , além de entregar a ilha de Hong Kong aos ingleses , que só seria devolvida ao controle chinês em 1999.
Outras potências ( com França, Estados Unidos, Japão e Rússia) conseguiram também direitos de comércio e se instalaram em território chinês , expondo-o radicalmente ao domínio internacional.

- O Japão

O Japão se isolou doOcidente desde o século XVII, era liderado por um chefe militar (Shogum ou Xógum).
Seus portos fechados ao mundo e com escassa atividade comercial , tinha estrutura chamada de feudal.
Em 1853, uma esquadra norte-americana , impôs a abertura dos portos japoneses ao comercio internacional.
O imperador japonês Mutsuhito modernizou o pais , desenvolveu hidrelétricas , industrias naval, portos ,ferrovias e etc...Firmou um desenvolvimento conhecido como a Era Neiji.
Em 1904-1905 disputaram as regiões chinesas da Manchúria e da Coréia com Rússia na guerra Russo-Japonesa.

- A resistência Africana:

O tráfico europeu de africanos teve seu inicio antes da colonização americana só que em menor quantia em algumas sociedades africanas.
Os africanos tinham alguns direitos (diferente de algunsanos adiante) como folga, terrenos para plantio próprio, e também alguns povos em período de seca se ofereciam para trabalhar , quando a situação melhorava eles voltavam para suas aldeias.Com a ampliação do tráfico escravo no início da idade moderna, cresceram também as guerras entre tribos e escravos africanos.
Muitas tribos resistiram as guerras que os colonialistas faziam para conquistar terrasafricanas. Só no século XVII, é que os portugueses conseguiram conquistar os territórios de Angola e Moçambique.

No século XIX, os imperialistas estavam precisando de mão-de-obra local, então criaram medidas que eram opostas ao tráfico. Porém, nem mesmo ordens metropolitanas reverteram rapidamente esta situação. Entre 1820 e 1830, os números de escravos exportados subiram rapidamente, e só...
tracking img