Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUERI DOMUS 2011

VERBO DIVINO

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS

RITA VALENTE GARCIA

INTRODUÇÃO
IMPERIALISMO EM AVATAR

O filme Avatar tem seu destaque graças a uma grande revolução tecnológica da computação gráfica. Realmente a tecnologia impressiona, mas, no filme, outro grande aspeto que chama a atenção é o fundamento histórico .
O filme é passado no futuro, onde a ânsia de poder eriqueza, leva o ser humano a colonizar outros planetas, a fim de extrair minérios valiosos.
Foi o imperialismo de alguns países e sua sede de riquezas que destruiu, quase que completamente, tanto a natureza quanto os nativos do novo mundo.
Podemos achar que a visão etnocêntrica que subsidia a aculturação de civilizações, é coisa do tempo das grandes descobertas, porém, infelizmente isso não éa realidade. Hoje em dia, assim como no passado, as atividades imperialistas, muitas vezes, destruindo tanto os povos quanto suas terras, são práticas corriqueiras das grandes potencias. Um exemplo clássico: quando a nave americana vinda do “mundo civilizado” pousou no planeta Iraque, onde moravam, na versão americana, perigosos alienígenas sem cultura, que mantinham armas de destruição em massae por isso precisavam ser detidos.
Tal como no Iraque, a destruição foi imensa em Avatar, tanto do meio ambiente quanto do bem jurídico mais importante: a vida .
Assim podemos concluir que o filme Avatar está relacionado com o imperialismo, uma vez que presenciamos métodos de dominação característicos deste processo. Logo de inicio, verificamos a dominação cultural, quando são mandadas duaspessoas para Avatar, como objetivo de entender seu modo de vida, descobrir seus segredos e riquezas. Por outro lado, a dominação política, pois um dos enviados, passa a ter interferência nesta área. Para terminar, a dominação militar, quando o líder militante ordena a invasão no mundo Avatar, não tendo em conta perdas de vidas e destruição.
É correto afirmar-se que foram as inovaçõestecnológicas que permitiram esta invasão a Avatar, logo, mais uma vez, percebemos que a expansão tecnológica provoca sempre revoluções.

“A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne

Introdução ao livro:
Portugal e Espanha, que eram as grandes potências, no entanto perderam sua riqueza.
Enquanto estes dois países decaíram, França e Inglaterra ganharam força, uma vez que a indústria, a partir doinício do século XIX, era a chave do sucesso e ambos eles investiram nesta área.
O aumento da produção fez com que cada vez mais os europeus precisassem de matéria prima, e consecutivamente de mais consumidores. Com estes objetivos, surge o Imperialismo. Começaram, então, a explorar África e Ásia, para alimentarem suas indústrias.
As distâncias diminuíram e as novas tecnologias passaram a ser aresolução de problemas.
Neste livro, passado no século XIX, Phileas Fogg mostra os espaços que passou, identificando as características da época e do Imperialismo.

Análise ao livro:

No capítulo 1, observa-se a valorização de Inglaterra.
O título do capítulo mostra a presença de duas classes sociais distintas e que coloca o inglês, Philis Fog, na classe social superior, mostrando asuperioridade da Inglaterra com relação à França, pois o francês Passepartout está na classe social inferior.
Na página 17, cita as atividades económicas que faziam com que a alta burguesia enriquecesse naquela época. Sistema financeiro, os bancos, o autor cita algumas formas de enriquecimento. Na página 18 “(...)foi aceite por recomendação dos irmãos srs. Baring, em cujo estabelecimento bancário tinhacrédito ilimitado.”, mostra que Phileas Fogg tinha crédito ilimitado em um banco, ou seja, ele reproduzia o seu capital.
A sociedade não conseguia mais acompanhar o enriquecimento da burguesia, tanto é que ninguém sabia de onde Phileas Fogg tinha conseguido tanto dinheiro já que ele era apenas membro do Reform Club e mais de lugar nenhum.
Passapartut ao procurar um homem rico inglês para...
tracking img