Imperialismo Que Pertuba Ou Dificulta Gest O P Blica De Esquerda No BR

327 palavras 2 páginas
IMPERIALISMO QUE PERTUBA OU DIFICULTA UMA GESTÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA E DE ESQUERDA NO BRASIL. O imperialismo é o poder de mandar, o que implica uma dominação, um controle direto ou indireto sobre outro país. Isto se dá por um processo de imposição política e econômica de uma nação mais rica e poderosa sobre uma região ou país mais pobre e fraco militarmente. Tambem pode se dar o imperialismo sobre a forma de dominação e influência cultural, ou seja, a imposição de valores, hábitos de consumo e influência culturais que se tornam uma espécie de padrão cultural a ser seguido pelo país dominado, submetendo os colonizados a exploração, a opressão, a desigualdade, a injustica e a miséria.
Muitas vezes, o imperialismo cultural assume a forma de injetar cultura ou a língua natural de uma nação em outra, geralmente a primeira é uma grande potência militar ou economicamente poderosa nação. Imperialismo cultural pode se referir a uma política ativa e formal ou de uma atitude geral.
Os impérios durante toda a história foram estabelecidos usando a guerra, o imperialismo militar. As populações conquistadas tenderam a ser absorvidas pela cultura dominante, ou adquirir seus atributos indiretamente. O imperialismo cultural é uma forma de influência cultural distinguida de outras pelo uso de força, tal como a militar ou econômica.
Uma gestão pública democrática de esquerda, articula a construção nacional, - que na maioria dos países da periferia do capitalismo ainda é um processo inconcluso - com uma perspectiva internacionalista. As relações internacionais devem passar por um radical processo de mudanças. Necessitamos de um mundo multilateral e multipolar, que reduza as assimetrias econômicas e sociais e não esteja submetido a hegemonias de grandes potências. Queremos um mundo democrático, onde a paz seja um compromisso das nações, um mundo sem fome, enfermidades, crianças abandonadas, homens e mulheres desprovidos de perspectivas e de esperança. Lutaremos pela construção de

Relacionados