Imperialismo e Neocolonialismo

Imperialismo - Política de expansão e domínio territorial e/ou econômico de uma nação sobre outras.
Na segunda metade do século XIX, países europeus como aInglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estespaíses exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes. 
O Neocolonialismo foi a principalexpressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. O domínio das potências europeias e Estados Unidos não foi apenas econômico, mas completo, ouseja, militar, político e social, impondo à força um novo modelo de organização do trabalho. À violência militar e à exploração do trabalho, somam-se as imposições sociais, incluindo a disseminação docristianismo entre os povos nativos, num processo de aculturação e na maioria dos casos, de destribalização.
Contudo, o imperialismo tinha outras máscaras e razões mais sutis e menos transparentes. Aconquista militar e política de milhões de seres humanos de outras raças e culturas era induzido pela exportação de capitais que não rendiam juros suficientes na Europa. Esta forma de penetração éconhecida como Imperialismo financeiro, comandado por poderosos monopólios de banqueiros, investidores e industriais.
Os continentes alvos da ação imperialista foram principalmente a Ásia e a África, mastambém englobou a América latina e Oceania.
A ação imperialista também obteve suporte na obra de intelectuais que defendiam a presença europeia nessas localidades. Os ideólogos do neocolonialismodiziam que os europeus deveriam ocupar a Ásia e a África para que levassem consigo os hábitos, aparelhos e instituições que “melhorassem” a condição de vida daqueles povos muitas vezes taxados como... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Imperialismo do século xix (áfrica e ásia). TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Imperialismo-Do-S%C3%A9culo-Xix-%C3%81frica-e/334559.html

MLA

"Imperialismo do século xix (áfrica e ásia)" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Imperialismo-Do-S%C3%A9culo-Xix-%C3%81frica-e/334559.html>.

MLA 7

"Imperialismo do século xix (áfrica e ásia)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Imperialismo-Do-S%C3%A9culo-Xix-%C3%81frica-e/334559.html>.

CHICAGO

"Imperialismo do século xix (áfrica e ásia)." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Imperialismo-Do-S%C3%A9culo-Xix-%C3%81frica-e/334559.html.