Imperialismo- Africa e Asía

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1946 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03

2 O IMPERIALISMO 04
2.1PARTILHA DA ÁFRICA 04
2.2 PARTILHA DA ÁSIA 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08

OBRAS CONSULTADAS 09


















1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Europa sendo grande potencia no século dezessete teve influencia em vários acontecimentos mundiais.
Eles retinham uma grande quantidade de capital em seuscofres e para investir resolveram buscar mão de obra barata, matéria prima, tudo, em outros continentes, dois desses foram a África e a Ásia.
Os dois territórios foram totalmente influenciados pela cultura, idioma, língua e religião dos europeus.
Com base neste trabalho buscamos conhecimento para sabermos o que realmente somos, com a mistura de tantas culturas surgiram mais culturas. E tambémdescobrir o ‘mapa’ geográfico, da Ásia e África.
2 IMPERIALISMO
O imperialismo ou neocolonialismo foi uma nova política expansionista organizada pelos países industrializados que foram impulsionados pela crise da superprodução de 1873. Essa política buscava novos mercados consumidores, matéria prima e escoadouros para a produção. Foi um processo de expansão de uma nação de um país sobre outro,através de meios econômicos ou territoriais. Ou seja, foi um meio criado pelos europeus para movimentar o grande acumulo do seu capital, em mercados como a Ásia, África e America Latina.

2.1 A PARTILHA DA ÁFRICA
Até o XIX a África era um continente totalmente desconhecido dos europeus. Os vários povos lá encontrados mantinham suas culturas e diversidades, eram um povo praticamente ‘puro’,com pouca colonização estrangeira. Em meados do mesmo século os europeus voltaram seus interesses para o continente Africano. Eles organizaram diversas missões religiosas e expedições de ‘conhecimento’ justamente para conhecer o território.
Os europeus encontraram jazidas de ouro e diamante na África do Sul, e com a abertura do Canal de Suez as potencias europeias voltaram todas as atençõespara o continente.
Com isso rapidamente alguns países europeus começaram a ‘luta’ por novas terras. Em alguns casos os países usaram forças militares para conseguir a dominação, ou também os próprios lideres africanos fizeram acordos para ‘governarem’ conjuntamente- isso se deu pelo fato de os europeus ofereceram garrafas de álcool e de gim em troca do poder, os africanos cederam.
Grã-Bretanha,França, Portugal e a Bélgica controlavam a maior parte do continente, seguidos da Alemanha (as posses africanas foram perdidas junto com a Primeira Guerra Mundial).
O território africano foi dividido em mais de cinquenta estados, com fronteiras desrespeitando etnias e culturas. Tribos rivais acaram permanecendo o mesmo estado, ou então grupos de duas etnias foram ‘juntados’ e uma etnia foirepartida.
Em menos de 20 anos todo território estava dominado por europeus.
Houve inúmeros conflitos entre os países europeus sobre a dominação da África e a administração de seus territórios.
Uns dos principais conflitos foram entre a Alemanha e a Inglaterra, ocorreu por uma pretendida construção de uma ferrovia que ligaria o Egito a África do Sul, a Alemanha vetou a ideia. Outro foientre a Inglaterra e a França, sobre outra ferrovia, defendida pela França, a mesma cortaria todo o Saara. O veto veio da Inglaterra, que dominava o Egito e o Sudão (a ferrovia passaria por ali). E, o conflito entre a Inglaterra e a França novamente, os países brigavam pela dominação do Egito, Sudão e do Canal de Sudez.
O legado da dominação europeia foi devastador para as populações, a economia ea cultura africanas. Executando o projeto de dominação imperialista, os colonizadores deslocaram muitas tribos de suas terras para dar lugar a construção de minas e ao estabelecimento das plantações exportadoras, nos quais os africanos trabalhavam muitas vezes em regime de trabalho escravo. O cultivo de alimentos foi desorganizado, dando início aos sérios problemas de desabastecimento. Além...
tracking img