Imperialismo- Africa e Asía


SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03

2 O IMPERIALISMO 04
2.1PARTILHA DA ÁFRICA 04
2.2 PARTILHA DA ÁSIA 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08

OBRAS CONSULTADAS 091 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Europa sendo grande potencia no século dezessete teve influencia em vários acontecimentos mundiais.
Eles retinham uma grande quantidade de capital em seuscofres e para investir resolveram buscar mão de obra barata, matéria prima, tudo, em outros continentes, dois desses foram a África e a Ásia.
Os dois territórios foram totalmente influenciados pelacultura, idioma, língua e religião dos europeus.
Com base neste trabalho buscamos conhecimento para sabermos o que realmente somos, com a mistura de tantas culturas surgiram mais culturas. E tambémdescobrir o ‘mapa’ geográfico, da Ásia e África.
2 IMPERIALISMO
O imperialismo ou neocolonialismo foi uma nova política expansionista organizada pelos países industrializados que foram impulsionadospela crise da superprodução de 1873. Essa política buscava novos mercados consumidores, matéria prima e escoadouros para a produção. Foi um processo de expansão de uma nação de um país sobre outro,através de meios econômicos ou territoriais. Ou seja, foi um meio criado pelos europeus para movimentar o grande acumulo do seu capital, em mercados como a Ásia, África e America Latina.

2.1 APARTILHA DA ÁFRICA
Até o XIX a África era um continente totalmente desconhecido dos europeus. Os vários povos lá encontrados mantinham suas culturas e diversidades, eram um povo praticamente ‘puro’, compouca colonização estrangeira. Em meados do mesmo século os europeus voltaram seus interesses para o continente Africano. Eles organizaram diversas missões religiosas e expedições de ‘conhecimento’justamente para conhecer o território.
Os europeus encontraram jazidas de ouro e diamante na África do Sul, e com a abertura do Canal de Suez as potencias europeias voltaram todas as atenções para o...
tracking img