imperelismo, primeira guerra, revolução russa e crise de 29

840 palavras 4 páginas
Imperialismo
O imperialismo é a influencia de grandes potencias econômicas sobre países mais pobres ou a busca de matéria prima em outros lugares e tem o mesmo significado do colonialismo, com uma breve diferença. Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania. Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. Aconteceram algumas ações imperialistas, como o exemplo as ações imperialistas na Ásia e na África. A África pelo fato de encontrar diamante na região, e também sua posição estratégica do continente chamou a atenção dos europeus. A Ásia foi simplesmente porque a Europa estava a procura de riquezas, então, por meio da agressão conquistaram e colonizaram essas terras. Alguns países estão fracos pela pressão q os países desenvolvidos fizeram sobre os mais fracos, por isso uma diferença grande entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos e isso ocorre ate hoje.
Primeira Guerra Mundial
O início do século XX, vários problemas atingiam a nação européia. Alguns países ficaram insatisfeitos com a partilha feita durante o imperialismo. O clima na Europa era de medo entre os países já que estava acontecendo uma corrida armamentista,a proteção Bélgica era cada vez maior. Havia também um notável revanchismo entre as nações poderosas,França e Alemanha, por causa da guerra Franco-Prussiana. Outra fator que culminaria na PGM, foi a presença do pan-elavismo e o pan-germanismo aumentando assim o sentimento nacionalista.
Duas Tríplices foram formadas , com interesses políticos e militares, a tríplice entente formada por Inglaterra,França e Rússia e a tríplice aliança formada por Alemanha, Itália e Império austro-húngaro. O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Bósnia . O império austro-húngaro não aceitou as medidas

Relacionados