Imperadores romanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperadores romanos

-Tibério
-Calígula
-Cláudio
-Tito
-Nerva
-Trajano
-Marco Aurélio
-Cómodo
-Caracala
-Diocleciano

Trabalho realizado por:
Carla Oliveira, nº6
10ºM
21/01/2013

Tibério
Tibério Cláudio Nero César nasceu a 16 de Novembro de 42 a.C., era filho de Tiberius Claudius Nero e de Livia Drusa e pertencia à família Claudii da aristocracia romana. A mãe separou-se dopai, ainda Tibério e o seu irmão Druso eram muito jovens, para casar com o imperador Augusto que o adoptou como filho e o nomeou como sucessor. Em 12 a.C., Tibério é obrigado a divorciar-se da sua mulher Vipsânia para casar com a herdeira de Augusto, Júlia Cesaris, mas esse casamento fracassou e a sua relação com o padrasto mudou. Entretanto exila-se em Rhodes com a desculpa de querer estudarretórica. Regressa passado vários anos e é nomeado imperador a 18 de Setembro de 14 d.C., e entra em conflito com sua mãe, recusando-lhe a parte que lhe pertencia da herança de Augusto. Decide então ir viver para a ilha de Capri onde governou até à sua morte, 16 de Março de 37 d.C..
Calígula
Calígula nasceu a 31 de Agosto de 12 a.C., era o filho mais novo de Germânico e Agripina, tinha dois irmãos etrês irmãs, cresceram todos nos campos militares da Germânia Inferior. Depois da subida de Tibério ao trono, a sua família foi alvo de perseguições, o seu pai morreu por causas desconhecidas, talvez assassinado por Tibério. Calígula ficou a viver sozinho com as irmãs e foi viver com a bisavó Livia Drusa. Na adolescência assistiu a várias perseguições e ao terror causados pelo guarda que controlavaRoma na ausência de Tibério em Capri. Calígula estava designado, no testamento de Tibério, como o herdeiro em conjunto com Gemelo, mas como ele era muito ambicioso fez o senado anular testamento, proclamou-se imperador e mandou matar Gemelo. Morreu a 24 de Janeiro de 41 d.C. por um legionário com quem costumava gracejar, Cassius Chaera.
Cláudio
Cláudio nasceu a 1 de Agosto de 10 a.C. com algumasdeficiências físicas, era coxo e gaguejava bastante, e por isso, nunca foi levado muito a sério mas era um homem muito instruído a quem devemos conhecimento actual da Língua Etrusca. Cláudio casou-se quatro vezes, com Plautia, Aelia, Messalina e Agripina. Nenhum desses casamentos foi feliz, nos dois primeiros, Plautia e Aelia foram abandonadas e Messalina foi executada por traição. Cláudioconquistou as Ilhas Britânicas em 43 d.C. e tomou parte na invasão da Bretanha. Cláudio deserdou o seu filho Britânico e nomeou o seu sobrinho Nero como seu sucessor. Morreu inesperadamente a 13 de Outubro de 54 d.C..

Tito

Tito nasceu a 30 de Dezembro de 39 d.C., era o filho mais velho e sucessor de Vespasiano e foi imperador entre os anos 79 e 81. Durante o reinado de Vespasiano, Tito lutou narebelião judia na Palestina e a partir de 71 o imperador associou-o ao poder tribunício. Uma das mais importantes obras que Tito fez enquanto imperador romano foi inaugurar em 80, o anfiteatro Coliseu que seu pai iniciara. O seu curto reinado foi marcado por desastres, em 79 o vulcão Vesúvio destruiu as cidades de Pompeia e Herculano e me 80, Roma foi alvo de um grande incêndio. O seu reinado durouapenas dois anos, morrendo assim a 13 de Setembro de 81. u

Nerva
Nerva nasceu a 8 de Novembro de 30, Foi cônsul com Vespasiano em 71 e com Domiciano em 90. Foi imperador romano de 8 de Novembro de 95 a 27 de Janeiro de 98. Nera adoptou Trajano com seu filho, o seu reinado foi breve, pois ao assumir o poder já era um homem de idade avançada, iniciando assim a dinastia dos Antoninos. Quando seorganizou a conspiração contra Domiciano, Nerva aceitou ser o sucessor. Ao ser aclamado imperador, Nerva ordenou que parassem as perseguições aos cristãos e permitiu o regresso a Roma dos desterrados. Em 97 foi cônsul pela terceira vez, junto a Virgínio Rufo. Morreu em 98 e o seu sucessor foi o seu filho adoptivo, Trajano.
Trajano
Trajano nasceu a 53 d.C. no sul da Hispânia. De uma família...
tracking img