Impeo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INPEO
Com o propósito inicial de oferecer um curso de pós-graduação em Implantodontia com autonomia didático-pedagógica nasce em 2005 o INPEO, de maneira que o pensamento da direção fosse colocado em prática.

O que era uma empresa voltada apenas para atividades de ensino, aos poucos foi se estruturando e cursos em outras áreas da odontologia foram criados, procurando sempre a diferenciação domercado com a política de envolvimento institucional.

Ainda neste ano, iniciou-se a primeira turma de especialização na área de Implantodontia, de acordo com a legislação federal. Naquele momento era necessário estabelecer convênios interinstitucionais para viabilizar o fortalecimento da empresa.

Era preciso melhorar e em 2007, promovemos uma ampliação das atividades com o intuito deenglobar de maneira mais direta todos os pilares da educação – ensino, pesquisa e extensão.

Em 2008, nos tornamos uma Instituição de ensino superior especialmente credenciada para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu em todas as áreas da odontologia pela portaria do DOU 1479/2008. E em 2009 recebeu o credenciamento do Conselho Estadual de Educação para ofertar cursos de nível médio em Técnicoem Saúde Bucal.

Um fato importante para a instituição foi a realização de um workshop internacional para o lançamento da 1aRevista Científica de Odontologia do Estado de Mato Grosso – Revista INPEO de Odontologia, ISSN 1981-7924 estratificada pela CAPES com conceito de qualidade ‘C’, que é um periódico semestral voltado para socialização de conhecimentos na comunidade acadêmica. Essapublicação é realizada por meio de uma parceria firmada entre o INPEO e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

Voltado para promoção da saúde humana em nível individual e coletivo, o INPEO busca o desenvolvimento clínico e educacional por meio de uma gestão democrática e participativa, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes.
As áreas de atuaçãoacadêmica do INPEO abrangem:

   • Cursos de pós-graduação lato sensu, aperfeiçoamento e outros, em regime de residência e modular, abertos a candidatos que    atendam às exigências legais e às normas de funcionamento do INPEO;
   • Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos, em cada caso pelo INPEO; e
   • Curso técnico de ensino médio, aberto a candidatosque atendam às exigências legais e às normas de funcionamento do INPEO.

​O INPEO, em uma percepção mais ampla, ao constituir-se como instituição de ensino superior, comprometida com a realização da sua própria missão, propõe atuar no ensino, extensão e na pesquisa científica, a fim de criar condições efetivas de aprendizagem para os acadêmicos que a elegem como instituição intermediadora dospróprios processos de construção do conhecimento.

Sob foco mais restrito, ao desenvolver a dimensão do ensino nos níveis estabelecidos, os cursos ofertados serão ministrados em regime presencial, organizados na forma seriada ou modular.

Proposta de ensino:
O ensino está intrinsicamente ligado à pesquisa e extensão, compreendendo atividades e relações indissociáveis, que promovem ampliação deoportunidades para transformação da saúde, capazes de interferir na realidade sócio-econômica da comunidade.

As opções políticas de ensino de pós-graduação do INPEO têm por finalidade estabelecer diretrizes que orientem as ações docentes e discentes de forma a convergirem para o aprimoramento da qualidade em todas as instâncias acadêmicas da instituição, considerando a exigência de adaptaçãoininterrupta à acelerada produção de novos conhecimentos, à contínua inovação da tecnologia, aos parâmetros legais e, ainda, as exigências éticas de uma sociedade em transformação.

A proposta de ensino do INPEO é a prática docente com a compreensão ampla e consistente do trabalho pedagógico (planejamento, organização curricular, execução e avaliação). Nesse sentido, o educador procura...
tracking img