Impactos urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTO URBANO
Um dos grandes desafios da sociedade brasileira será sua capacidade de enfrentar os problemas urbanos das médias e grandes cidades, bem como das mega-cidades, nas quais a qualidade de vida se vê ameaçada por uma série de problemas, que vão desde congestionamentos, falta de saneamento básico e má qualidade do ar, até déficit habitacional. Enfim, situações que perduram por décadas eque exigem medidas urgentes e imediatas que permitam reverter a tendência de agravamento nos próximos anos.
Nos últimos anos surgiram algumas iniciativas importantes como o Estatuto da Cidade, com uma série de instrumentos de ação urbana entre as quais cabe ressaltar o Plano Diretor para cidades com mais de 20.000 habitantes. Este, em síntese, potencialmente permite o engajamento da sociedade no"desenho" do futuro das suas cidades, embora seja preciso ressaltar que ainda associamos a idéia de planejamento ao regime autoritário. Na prática, o cidadão brasileiro ainda não se vê como um protagonista ativo do desenho do seu bairro, da sua rua, numa espécie de delegação ao governo dessa função essencial à cidadania, sendo a busca do maior engajamento dos cidadãos em todo esse processo umadas principais tarefas na construção de uma sociedade mais democrática, com a finalidade de assegurar maior adesão e até mesmo cumprimento da Lei em sentido amplo.
Parece-nos que o mais grave nestas discussões é a existência de pouca vontade política dos agentes políticos em enfrentar com perspectiva de médio e longo prazos tais problemas crônicos. Esta postura se reflete na sociedade com o aumentoda apatia e descrença na possibilidade de soluções, num círculo vicioso que diminui o exercício da cidadania, gerando uma noção equivocada de que estamos e somos predestinados a conviver eternamente com "problemas sem solução". Para quebrar esse círculo vicioso, precisamos promover iniciativas que restabeleçam a idéia de que é possível mudar e refazer o "contrato social", tanto no nível microcomo no macro.

Há que se acrescentar que, além dos problemas recorrentes, enfrentaremos em breve os efeitos do aquecimento global. De acordo com os últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas - IPCC, instituição que compila os principais estudos científicos a respeito do assunto, assistiremos nos próximos anos ao aumento da temperatura média do planetaa níveis sem precedentes.

Dentre outras importantes constatações, estes últimos relatórios destacam que ao longo dos últimos vinte anos, onze destes foram os mais quentes desde as medições de 1850, bem como inúmeras alterações de longo prazo foram observadas, tais como mudanças na salinidade dos oceanos, ondas de calor, aumento da intensidade de ciclones tropicais e precipitações, entreoutros. Ainda, mesmo que as concentrações de gases efeito estufa sejam estabilizadas, o aquecimento global e a elevação do nível dos mares continuarão a ocorrer por séculos devido ao ciclo de permanência destes gases na atmosfera. Entre outros sistemas afetados, destacam-se a submersão de áreas costeiras, a perda de manguezais e áreas alagadas e alterações no ciclo hidrológico. Para a região dafloresta amazônica, em especial, o aumento da temperatura associado a uma diminuição de água nos solos fará com que parte desta floresta seja substituída por uma vegetação de savana.

Como conseqüência indiscutível, há que se incluir a dimensão climática nos Planos Diretores, assim como nas políticas públicas nacionais, regionais e locais, com a finalidade de internalizar as estratégias de mitigação eadaptação. O poder público deverá estimular medidas que diminuam a emissão de gases efeito estufa, notadamente pelo apoio ao transporte público eficiente, barato e não-poluidor, bem como o uso de padrões de eficiência e de baixa emissão para os veículos automotores de modo geral: caminhões, ônibus e automóveis. O uso do solo deverá estimular o transporte não-motorizado e os edifícios de maneira...
tracking img