Impactos quimicos nos seres humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências e Tecnologia
Discente: Rennan Andrade Tavares
Componente curricular: Metodologia Científica
Doscente: Ângela Ramalho
Curso: Engenharia Sanitária e Ambiental
Turma: 2011.2



[pic]










Campina Grande, novembro de 2011
Impactos Quimicos nos Seres Humanos ˡ
O Novaluron na Saúde dos Agentes de Endemias.Rennan Andrade Tavares
Graduando de Engenharia Sanitária e Ambiental
Universidade Estadual da Paraíba
Campina Grande - PB
E-mail: rennan_tjg@hotmail.com
Dra. Ângela Maria Cavalcante Ramalho
Professora da Universidade Estadual da Paraíba
Campina Grande - PB[1]

RESUMO

O objetivo é analisar se as condições de trabalho e manuseio do veneno estão sendo feitos da maneira correta, se omaterial de segurança é o suficiente e é usado de maneira correta, se mesmo com todo o aparato ainda ocorrem danos a saúde dos trabalhadores.
Objeto de estudo: Novaluron e equipamentos de proteção individual. As referências foram o material preparado segundo a orientação da secretaria de Saúde. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma pesquisa exploratória, utilizando como instrumento paracoleta de dados entrevistas semi-estruturadas com abordagem qualitativa, aplicadas com os agentes de endemias do Serviço Nacional de Saúde sobre os impactos do pesticida Novaluron, usado no combate das larvas do Aedes aegypti (mosquito da dengue), na saúde dos mesmos. Ao analisar o rótulo com as indicações e as informações passadas aos agentes, juntamente com as entrevistas pode-se concluir que mesmonão tendo pesquisas que comprovem cientificamente os impactos a saúde dos agentes, algumas informações passadas aos trabalhadores são falsas comparadas as informações do rótulo como também ao que os mesmos sentem rotineiramente, como por exemplo a do Equipamento de Proteção Individual (EPI) que não é de qualidade e nem o suficiente para o contato diário com a solução do Novaluron, o EPI demora aser trocado pela burocracia das licitações caso que também ocorre com os exames solicitado pelos agentes e pelo sindicato da categoria.

PALAVRAS-CHAVE: Impactos químicos, Novaluron; Saúde



1. INTRODUÇÃO

A finalidade dessa pesquisa é mostrar as condições de trabalho e manuseio por parte das pessoas que entram em contato diário com venenos. A escolha dos agentes de endemiasfoi pela proximidade do material de pesquisa e das entrevistas, o seu convívio diário com a sociedade visitando as residências de todos nós, sua importância no combate a doenças como a dengue e febre amarela, a luta que deve ser dia-a-dia e com participação direta da sociedade. Mas como nem todos têm a consciência do perigo dessas doenças e não ajudam esses trabalhadores a evitarem o foco domosquito Aedes aegypti eles precisam da assistência de venenos que inibam a formação e o crescimento das larvas do mosquito da dengue. Como o mosquito tem se mostrado resistente a alguns larvicidas, o uso de venenos mais fortes tem sido comumente adotado pelo ministério da saúde no Progama Nacional de Controle da Dengue (PNCD) sendo adotado atualmente o Novaluron (síntese da quitina) que ataca a peledas larvas cujo crescimento passa pela troca das peles, porém como esta encontra-se atacada e intoxicada pelo veneno a larva não cresce e morre como consequência. Com venenos mais fortes consequentemente deve-se ter mais cuidados no seu manuseio e aplicação, como também as pessoas que entram em contato diário com os mesmos, assim como no Equipamento de Proteção Individual (EPI) se estão adequados,entre outras coisas. O objetivo da pesquisa é saber se os cuidados com o manuseio do veneno estão corretos, caso não, saber quais foram às informações passadas pelas instituições cabíveis, e se estas também estão corretas seguindo as normas do rótulo do produto, se o EPI é o necessário e obrigatório e se seu descarte e manutenção estão sendo de maneira correta, se mesmo com todo (EPI correto,...
tracking img