Quais impactos econômicos positivos e negativos na economia brasileira com a crise do Japão?

Conhecendo a economia Japonesa
A economia japonesa é a 3ª maior do mundo, suas principaisatividades econômicas se concentram entre as ilhas de Kiushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido. No ranking de competividade do fórum econômico mundial, o país estar em 8ª lugar, aproximadamente 80% de seuterritório apresenta relevo motanhoso, e mesmo assim a cultura tradicional é a plantação de arroz, há muito tempo o país vem se dedicando também a pesca.
Sua energia vem das usinas nucleares. O sistema daeconomia Japonesa tem características peculiares. A participação do estado na economia é limitada, mas mesmo assim o controle oficial são maiores que os outros países com economia de mercado. Essecontrole se exerce pela orientação constante do setor privado, e indiretamente pela intervenção nas atividades bancárias, sem contar com as diversas agências e departamentos estatais que tem relação comvários aspectos da economia, como exportação e importação. A agência de planejamento econômico é a mais importante, ela é submetida diretamente pelo primeiro-ministro, que dirigi o dia a dia daeconomia nacional e o planejamento em logo prazo. De modo geral, esse sistema funciona satisfatoriamente, sem atritos ou crises nas relações entre governo e as empresas devido á autodisciplina dosempregados japoneses.

Crise Japonesa e seus pontos positivos e negativos
Assim como muitos outros estudiosos relataram o desastre natural ocorrido no Japão, está em uma fase muito prematura para suaanálise perante as consequências positivas e negativas relacionadas aos demais países, principalmente o Brasil. Contudo como a economia mundial está totalmente financeirizada, qualquer oscilaçãomonetária-financeira no mundo afetará a economia das nações, em especial aquelas emergentes e as desenvolvidas, ou seja, com elevado grau de relações internacionais.
O Japão é uma grande potencia... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Impactos econômicos positivos e negativos na economia brasileira com a crise do japão. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Econ%C3%B4micos-Positivos-e-Negativos-Na/23688.html

MLA

"Impactos econômicos positivos e negativos na economia brasileira com a crise do japão" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Econ%C3%B4micos-Positivos-e-Negativos-Na/23688.html>.

MLA 7

"Impactos econômicos positivos e negativos na economia brasileira com a crise do japão." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Econ%C3%B4micos-Positivos-e-Negativos-Na/23688.html>.

CHICAGO

"Impactos econômicos positivos e negativos na economia brasileira com a crise do japão." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Econ%C3%B4micos-Positivos-e-Negativos-Na/23688.html.